15.11.20

O Retrato de Dorian Gray | Resenha



Finalmente trago aqui a resenha de um dos meus livros favoritos da vida! O livro pelo qual aguardei anos por uma releitura. E que releitura, meus amigos!
Estou falando de O Retrato de Dorian Gray, um romance maravilhoso escrito por Oscar Wilde, que critica e satiriza todos os costumes, moralismos e convenções da Era Vitoriana. E foi justamente essa obra que condenou o autor pelo crime de "flagrante indecência", sobre o qual conversaremos mais no decorrer da postagem. 

Título: O Retrato de Dorian Gray
Autor: Oscar Wilde
Título original: The Picture of Dorian Gray
Tradutor: Jorio Dauster
Editora: Biblioteca Azul
Ano: 2013
Número de páginas: 551
Edição:
Compre na Amazon e ajude a manter o blog

A belíssima pintura na contracapa. Há outra na quarta capa. 


O livro se inicia com o pintor Basil Hallward terminando sua obra-prima: O retrato de um jovem de beleza extraordinária, o que acaba despertando a curiosidade do seu amigo, lord Henry Wotton, que acredita que o quadro deveria ser divulgado. O artista discorda. Colocara muito de si na obra para levá-la assim, a público. 

Eis que chega o modelo: o jovem Dorian Gray, que como Narciso, fica enfeitiçado pela sua própria imagem no retrato. E aqui temos a primeira amostra da ardilosidade de Wilde: não sabemos se isso já era de Dorian, ou se ele foi envenenado pelo lord Henry. Mas ele passa a supervalorizar a sua beleza e juventude e então, diante do retrato, firma um pacto, dando a sua alma em troca daquela imagem para sempre.
Uma das muitas sessões de notas textuais. Esta está ao final do livro e representa as censuras realizadas pelo editor do livro. 


E daqui em diante o enredo pode parecer muito singelo, mas é cheio de significado e críticas em suas entrelinhas.
  
Acontece que Dorian Gray não é um rapaz tão bom e inocente assim. E ele só toma a consciência da barbárie de seus atos quando percebe que a imagem do retrato começa a se modificar, em detrimento de sua face, que permanece jovem, apesar da passagem dos anos. 
Por trás desse enredo, parece haver um amor platônico de Basil por Dorian. E aqui ficamos na dúvida sobre o quanto é a admiração do artista pelo seu adônis, o quanto é uma paixão reprimida ou apenas admiração. 
"- Dorian Gray é meu amigo mais querido - disse. - Tem uma natureza simples e bonita. Sua tia tinha toda razão no que falou sobre ele. Não estrague minha amizade por ele. Não tente influenciá-lo. Sua influência seria negativa. O mundo é vasto e comporta muita gente maravilhosa. Não tire de mim a única pessoa que faz minha vida absolutamente encantadora e dá à minha arte o que ela possa ter de arrebatadora ou admirável. Preste atenção, Harry, confio em você. " (p.99)

Também fica muito subentendido um possível affair entre Dorian e Lord Henry. Seriam coisas de entrelinhas, talvez. Mas essa edição anotada nos entrega muito sobre o enredo e o contexto da obra. 
Falando em edição, gostaria de deixar meus méritos à esse exemplar publicado pela Biblioteca Azul, selo da Editora Globo. O volume está cheio de textos de apoio, notas textuais e as censuras.

Uma página de notas textuais, uma página de texto. E assim segue por praticamente todo o miolo. 



Aliás, essa obra sofreu diversas censuras. Tanto pelo próprio autor, quanto pelas revistas que o publicaram posteriormente, tendo em vista torná-lo mais aprazível à sociedade vitoriana. Todo esse trabalho se deve a Nicholas Frankel, que estudou profundamente toda a obra de Oscar Wilde e adicionou notas de textos simplesmente incríveis. 

Inclusive recomendo demais essa edição para quem deseja realmente aprender sobre a Sociedade Vitoriana, os costumes, um pouco de História da Arte e também para saber mais sobre o autor. Ele consegue pegar o detalhe de uma flor que aparece no enredo e correlacionar com relações homossexuais que os homens da alta sociedade mantinham em segredo. Sério. As notas tanto podem ser lidas logo após a passagem como em um momento posterior, visto que não ocupam o rodapé, mas uma página inteira ao lado da página de texto. Esteticamente, a edição também é muito bonita. Foi confeccionada em capa dura, possui diversas reproduções de pinturas e ilustrações e até mesmo cartazes de filmes sobre a obra. Enfim, é uma verdadeira imersão, um tesouro a se ter na estante e arrisco dizer que valeu cada centavo. O papel é bem grosso  (90 g/m²), papel Pólen, um dos melhores do mercado, folha amarelada, com fonte confortável, margens que cabem perfeitamente os meus dedinhos e espaço suficiente para anotação, além de um bom espaçamento entre as linhas. 

Página amarelada, espaçamento e fonte confortáveis, margem boa o suficiente para anotar, meu post-it e minha caligrafia horrorosa e ininteligível no cantinho.


Oscar Wilde teve um casamento infeliz e de fachada. E mantinha amantes homens. Ao ser descoberto, foi condenado pelo crime de "flagrante indecência", visto que na Inglaterra simplesmente era crime um homem manter relações amorosas com outro homem. E então, o livro foi utilizado como prova para condenar Wilde, depois de o terem denunciado. Pelo crime, o autor ficou 2 anos preso.

Além de questionar muito os moralismos vitorianos, Wilde também entrega em sua obra diversas outras reflexões importantes para o movimento do esteticismo. É sobre o culto à beleza, a arte pela arte. E vemos tudo isso aqui nesta obra, desde à composição perfeita dos cenários até a escolha cuidadosa das palavras (e isso fica ainda mais claro quando vamos nas notas ver o que foi removido e a perda que causou ao enredo). Oscar Wilde era tão preocupado com questões estéticas de sua obra que entregou seus manuscritos em papel vergê. 
"Porque possui agora a mais maravilhosa juventude, e a juventude é a única coisa que vale a pena possuir"(p.111)
Spoiler da escrita do Wilde e uma de suas inúmeras frases de efeito. 


Sobre os personagens, temos construções fantásticas. Desde o Dorian Gray, que se passa por inocente, mas depois vemos que não é bem flor que se cheire. Até Lord Henry, que desempenha um papel quase que diabólico na obra. Manipulando, influenciando e seduzindo. E até que ponto a culpa de Dorian na verdade é de Henry? E Basil, com a sua alma de artista, fiel a seus princípios, mas que visa a "arte pela arte" e possui sentimentos platônicos por Dorian, e isso acaba ficando bastante claro na narrativa. E embora seja bom, ainda nutre profunda amizade com lord Henry. 
" A vida não é governada pela vontade ou pela intenção. A vida é uma questão de nervos, fibras e células que crescem lentamente e nas quais o pensamento se esconde e a paixão sonha." (p.305) 

Em um determinado momento do livro, vemos o tempo passar de forma não cronológica. Achei um pouco confusa e corrida. Este capítulo quer mostrar toda a corrupção de Dorian, mas a meu ver, entrega pouco sobre quais seriam os tais desvios de conduta tão graves do protagonista. As notas ajudam a esclarecer o que para a época poderia ter sido um grande escândalo e foi deixado nas entrelinhas pelo autor. Mas ainda assim eu esperava que houvessem feitos mais graves (como os que acontecem em outros momentos da obra).
"Esse é um dos grandes segredos da vida- curar a alma através dos sentidos e os sentidos através da alma."(p.111)

E assim como aconteceu com o próprio O Retrato de Dorian Gray, que supostamente "corrompeu uma sociedade inteira", o protagonista da obra foi também "corrompido" por um livro que ganhou de presente e o fez mudar de ideia sobre os prazeres carnais e do mundo. E até hoje não entendi o que tanto podia estar escrito nesse livro a ponto de corromper uma pessoa. Bem, talvez um nobre, desocupado, que não tem mais onde gastar o dinheiro tenha melhor noção de como isso pode acontecer. Aparentemente os prazeres eram bastante aristocráticos. Acredito que nós, reles plebeus trabalhadores, apenas leríamos o livro e quem sabe ficaríamos espantados com uma coisa ou outra. Mas jamais seríamos capazes de largar tudo e nos dedicar a o que quer que esteja sugerido por ali.


"Cada um de nós tem o Céu e o Inferno dentro de si, Basil."(p.271)

Agora que divaguei demais, gostaria de voltar a reiterar que O Retrato de Dorian Gray segue como um dos meus livros favoritos da vida, e essa releitura cuidadosa apenas o tornou ainda mais especial para mim. Não sei bem explicar o porquê. Talvez pela escrita ácida e cheia de entrelinhas. Talvez pelo realismo fantástico. Ou pelo pacto fáustico. Quem sabe pela quebra de paradigmas sociais. Ou até mesmo pela história do autor por trás da obra e o que ela causou em sua vida, os paralelismos entre artista e obra... E pode ser que eu tenha amado simplesmente pela sua grande qualidade técnica, pelos maravilhosos diálogos, pela quantidade de frases de efeito, pelo seu peso de "clássico" e seu enredo em si. O fato é que amo O Retrato de Dorian Gray. E esta edição é bastante especial e eu recomendo de olhos fechados, pois é uma verdadeira experiência de imersão no livro de Oscar Wilde. 

Nota: 



2 comentários:

  1. Gostei muito da sua resenha. Eu só fiquei com mais vontade de ler. Esse passar do tempo de forma não cronológica me deixou curiosa, acho que nunca li nada parecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você vai amar, esse livro é incrível! Eu particularmente amo essa forma de passar o tempo.

      Excluir

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por