7.4.20

Os escritores da Região Sul do Brasil | Estados Literários



O Sul tem seus encantos... O clima frio, a comida, os raros eventos de neve no Brasil, suas colinas e vinícolas, as belíssimas praias, cachoeiras...E no Sul também tem muita Literatura!
Vamos conhecer um pouquinho sobre alguns escritores da Região Sul? Infelizmente esse post será um pouquinho menor que o das outras regiões pelo motivo de o Sul ter apenas três estados. Mas prometo que fiz uma seleção maravilhosa!

PARANÁ

  • Dalton Trevisan - Figura avessa às mídias e aparições sociais, Dalton Trevisan é um importante contista paranaense que já foi agraciado com os prêmios Jabuti, Camões e Machado de Assis. É famoso por escrever " O Vampiro de Curitiba", obra que lhe deu esse apelido. Outros títulos: Novelas Nada Exemplares, Morte na Praça, Cemitério de Elefantes, Mistérios de Curitiba. 
  • Paulo Leminski - Foi poeta, escritor, crítico literário, professor e tradutor. Utilizando-se da influência do Haicai, Leminski criou o próprio jeito de escrever, com trocadilhos e brincadeiras com as palavras. Também contribuiu com letras para a MPB. O autor é um grande nome da Poesia de Vanguarda e ajudou a popularizar a poesia concreta. Além de poemas, também escreveu prosa. Foi casado com a escritora Alice Ruiz. Obras: Catatau; Agora é que são elas,;La vie en close,;Curitiba, etecetera. 
  • Alice Ruiz - Poetisa, haicaista, letrista. Foi casada com o também poeta Paulo Leminski. Assim como o marido, escreveu diversos livros de poesia e foi homenageada pela sociedade nipônica por seus haicais. Junto com Leminski, roteirizou histórias em quadrinhos eróticas. Também lançou discos e músicas em parceria com Arnaldo Antunes e Zélia Duncan. Obras: Hai-Tropikai, Poesia Pra Tocar no Rádio, Dois em Um, Estação dos Bichos. 

SANTA CATARINA

  • Cruz e Sousa- O poeta catarinense foi um dos precursores do simbolismo no Brasil. Certamente você já viu diversas poesias do autor nas aulas de Literatura da escola. O autor foi filho de escravos alforriados e durante o período em que dirigiu o jorna Tribuna Popular, combateu o racismo e a escravidão. Seus poemas trazem muita musicalidade, denotam desespero e uma obsessão pela cor branca. Foi um dos poucos escritores negros de seu tempo (e da Literatura Clássica brasileira). Obras: Missal, Broquéis. 
  • Leonardo Boff - Teólogo, filósofo e professor universitário, conhecido por defender os direitos dos pobres e excluídos. Seus livros foram publicados internacionalmente. Recebeu diversos prêmios pela publicação de livros religiosos e por sua atuação social. Obras: A Águia e a Galinha, O Evangelho do Cristo Cósmico, Ética da Vida. 
  • Delminda Silveira - Escritora e professora, foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira na Academia Catarinense de Letras, aos 66 anos, em 1920. Fez parte do grupo de mulheres integrantes do Instituto Histórico Geográfico de São Paulo, ao lado de  nomes como o de Julia Lopes de Almeida. Obras: Cancioneiro, A Poesia, O Coração. 

RIO GRANDE DO SUL

  • Érico Veríssimo - Um dos escritores brasileiros mais populares do século XX,  teve obras traduzidas para diversas línguas, além de adaptações de seus escritos para o cinema e televisão. Depois do enorme sucesso de Olhai os Lírios do Campo o autor pôde finalmente viver de Literatura. Veríssimo recebeu diversos prêmios, como o Machado de Assis, Jabuti e Graça Aranha. Obras: O Tempo e o Vento, Clarissa, Olhai os Lírios do Campo, Incidente em Antares. 
  • Caio Fernando de Abreu - Tido como um dos mais famosos nomes da Literatura Moderna, fala sobre sexo, medo, morte e solidão. Foi perseguido pelo DOPS em 1968, tendo se refugiado na casa de Hilda Hilst. Recebeu o prêmio Jabuti 3 vezes e teve livros traduzidos para diversos idiomas. Obras: Morangos Mofados, Pedras de Calcutá, Os Dragões não Conhecem o Paraíso.
  • Martha Medeiros- Uma das maiores escritoras brasileiras da atualidade. Seus livros já ultrapassaram a marca de 1 milhão de exemplares vendidos. Escreve crônicas, romances e poesias. Teve obras adaptadas para o cinema e teatro, além de ter sido publicada internacionalmente. Obras: Doidas e Santas, Divã, Fora de Mim, Trem Bala, Feliz por Nada. 

Demais posts dessa série:


ACOMPANHE O BLOG NAS REDES SOCIAIS

Instagram (@checkinvirtual)

3 comentários:

  1. Tudo sobre literatura e artes em geral me soa fascinante. Curiosidades geográficas, por exemplo, muito! Parabéns! Interessantíssimo!
    GK

    ResponderExcluir
  2. Ameii!! Me ajudou mt e achei incrivel

    ResponderExcluir

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por