16.5.18

Estados Literários - Como é a Literatura pelo Brasil


É com muito orgulho que venho aqui anunciar um novo projeto! Não, não é leitura coletiva. Mas fica a critério do leitor do Check-in Virtual escolher alguns livros recomendados para conhecer. 

Outro dia parei para pensar no quanto a nossa literatura é rica. A literatura brasileira mesmo. O Brasil é um país que já passou por diversas formas de governo, por várias modificações sociais e possui muita, mas muita história para contar.

Sem falar que cada um dos 26 Estados da Federação têm uma cultura à parte. Somos culturalmente ricos. Temos variedades na gastronomia, sotaques, costumes e tudo isso reflete na nossa Literatura. 

É mágico pensar que em cada um de nossos estados podemos elencar autores maravilhosos. Alguns com reconhecimento internacional. Outros que permanecem no anonimato. E outros ainda que são bastante conhecidos pela cultura popular de seu estado, mas no restante do Brasil são desconhecidos. 

E como esse ano tem Copa do Mundo, tem eleições, nosso coração fica muito mais patriota. De repente nos tornamos o melhor país do mundo, mesmo que unidos pelo futebol. Quero aproveitar essa vibe para divulgar um pouquinho mais da nossa maravilhosa literatura. 

A ideia não é fazer certinho um post por mês. Essa quantidade vai variar conforme a necessidade. Mas deixo as quartas-feiras como dia fixo. Já sabe: de sexta-feira temos resenhas e eventualmente outro tipo de conteúdo e de quarta-feira temos posts aleatórios. A ideia inicial é fazer um post por Região, nesse caso, seriam aproximadamente um post por mês. Contudo, sabemos que alguns Estados possuem mais obras com uma importância maior no contexto de Literatura Clássica, e outros possuem uma quantidade maior de Estados. Por exemplo, temos muitos Estados na região Nordeste e certamente esta será dividida em mais posts, assim como também dividirei regiões com muitas obras. Tudo isso para não ficarem posts extensos demais ou muito superficiais. 

Também fiz uma enquete em alguns grupos do Facebook para descobrir autores contemporâneos de diferentes estados.

Mas afinal, como vai ser?

Vou indicar livros, quer eu tenha lido ou não, escritos por autores de diferentes estados. Vamos separar aquelas obras mais famosas e/ou clássicas, publicadas por grandes editoras daquelas mais contemporâneas e desconhecidas ao público em geral. A ideia aqui é promover Literatura. Então colocarei sinopse de algumas obras, capas e indicações. O objetivo é conhecer os estados através da sua literatura. Também falarei um pouco por alto sobre alguns aspectos culturais de cada região, com foco na Literatura. 

Para complementar, achei um post super legal da Superinteressante que fez um mapa com os autores mais importantes de cada Estado. Vale a pena conferir!

Eu espero que vocês gostem desse projeto e acompanhem por aqui enquanto ele acontecer! A primeira postagem está prevista para o mês de Junho. Por isso, fique atento nas minhas redes sociais que lá as novidades serão divulgadas em primeira mão!

TODOS OS ESTADOS LITERÁRIOS
NORTE
NORDESTE
SUDESTE
SUL
CENTRO-OESTE

ACOMPANHE O BLOG NAS REDES SOCIAIS

Instagram (@checkinvirtual)
Snapchat: checkinvirtual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por