2.11.16

Como tirar fotos de livros


Olá pessoal, tudo bem com vocês? O post de hoje é mais voltado para quem quer ter/ tem um blog ou Instagram literário e não tem muita afinidade com a fotografia.

Quando comecei o blog eu fui pesquisar bastante o que precisava fazer para ter um bom blog, e uma dica praticamente universal de blogueiros experientes era ter as próprias fotografias. Eu sempre gostei de fotografar. Desde criança gosto de brincar com câmera e de procurar ângulos. Porém as minhas únicas fotos boas só ficaram assim por sorte mesmo. Sou alguém totalmente sem talento para fotografia e sendo esta uma arte, o fator "dom" colabora bastante.


Nos últimos anos venho me interessando mais por técnicas de fotografia. Uma amiga fotógrafa me ensinou algumas coisas sobre regra dos terços e ângulos, porém nunca treinei "hard" mesmo para aprender isso.

Enfim, comecei a fazer minhas próprias fotos para o blog, mas se você acompanha desde o começo sabe que elas eram um desastre total! Eu juro que desde sempre pesquisei no google "como tirar fotos de livros", mas nunca encontrei nada muito definitivo. Então, para melhorar o aspecto horroroso das minhas fotografias, comecei a treinar bastante com desafios literários no Instagram e a ler sobre fotografia em geral e sobre fotos de objetos. 

Vale lembrar que eu NÃO sou fotógrafa. Tudo o que aprendi foi lendo blogs de fotografia, e não sei NADA de técnica. Mas quero compartilhar minha experiência e evolução com vocês e todo o conhecimento que adquiri picadinho.

Luz, muita luz!

 


Iluminação  é a alma da fotografia. O próprio nome já diz, escrever, gravar com a luz. Então eu aconselho vocês a fotografaram durante o dia, num ambiente bem iluminado. Eu gosto da luz da manhã. Pelo menos no meu quarto é o horário em que o sol entra pela janela e faz menos sombras. Mas pode fotografar em outros horários também. Mesmo durante o dia eu uso uma luminária comum encapada com papel manteiga para melhorar a luz. Quando resolvo fotografar à noite, eu acendo todas as lâmpadas do meu quarto e coloco esta luminária bem  acima do livro. O resultado é bem satisfatório, ainda mais se combinado com a edição. 

Aqui vai uma foto dos bastidores de uma das minhas melhores fotografias desde que comecei o blog. Repare nas duas luminárias, a da esquerda está encapada e dá uma boa atenuada. Eu ainda não tinha a minha folha de EVA e juntei várias folhas de sulfite para fazer o fundo branco. Fiz esta foto numa sexta-feira depois da faculdade. Continue lendo o post para ver o resultado.
Esta luminária eu comprei para estudar mesmo, nem tinha blog na época. Paguei 12 reais na Telhanorte e coloquei uma lâmpada branca fluorescente comum. Depois colei um papel manteiga que tinha na cozinha para atenuar um pouco, para não "estourar". Ficou melhor até para estudar. Se não tiver papel manteiga não se preocupe. Uma folha de sulfite funciona muito bem, eu testei e não muda muito de um para outro.

Escolha um bom fundo 

 



Nada de cometer os erros iniciais da amiguinha aqui e tirar foto apoiando o livro num lençol velho. Escolha algum lugar legal, que combine com o livro ou com a capa. Para não correr riscos, opte pelo neutro. Um lençol branco, uma toalha, mesa branca, tanto faz. Eu costumo usar uma folha branca de EVA, pois é mais resistente que a cartolina e dá para reutilizar várias vezes. Você pode abusar da sua criatividade, até uma janela pode servir como um cenário legal. O mais comum é ver fotos com o fundo clarinho, mas o preto também dá um efeito legal se bem utilizado.

Monte um cenário

 



Escolha alguns objetos para compor a foto. Suculentas são plantinhas bem fotogênicas. Eu gosto de usar essas cascas de madeira porque elas dão um efeito bem legal. Mas você pode usar o que tiver na sua casa. Isso depende de criatividade e a criatividade se aprende praticando. E volta aqui a dica de usar uma janela como cenário, caso combine com a capa ou com a história.

Tente driblar o reflexo

 


Sério, o reflexo vai te atrapalhar muito. Livros têm aquela capa mais laminada, mais brilhante e sempre fica com aquele reflexo chato que estraga as fotos. Para isso, pegue um outro livro e coloque bem distante daquele que será fotografado, mas na direção do reflexo ou da fonte de luz. A foto não irá escurecer e o reflexo vai sumir. Outra dica: não use o flash, porque ele dará um reflexo que você terá mais dificuldade em contê-lo, além de dar um aspecto "estourado" de luz na foto. Acima temos uma foto sem graça e com o reflexo piorando a situação.

Tire várias fotos - e escolha a melhor

 


A regra é a mesma da selfie: não tenha medo de clicar, de mudar os ângulos. Depois você apaga as que não gostou e fica só com a definitiva. Mas não adianta nada bancar a metralhadora e clicar loucamente na mesma posição. Varie. Fotografe de cima, de canto, de lado... Busque o melhor enquadramento e a maior harmonia.

Quem faz a foto é o fotógrafo, não a câmera

 


Tudo bem que uma boa câmera ajuda. Mas não é tudo. Eu faço minhas fotos com o meu celular, o iPhone 5 que apesar de ser muito bom, já está ultrapassado. Também uso minha câmera compacta, mas confesso que a qualidade não muda muito. Se você estiver num ambiente iluminado e se sua câmera não for um absurdo de ruim a foto pode ficar boa sim. Mas em geral, os celulares estão saindo com boas câmeras e duram relativamente pouco, logo a probabilidade de você ter uma câmera no mínimo razoável é bem alta. E em boas mãos a câmera razoável pode fazer milagres. 

Capriche na edição, mas não exagere

 

Exemplo de boa edição
 
Se a foto não ficou lá essas coisas de iluminada coloque brilho, brinque com contraste, saturação, cores... Muita gente fala de aplicativos como o VSCO mas eu não me entendi muito com ele. Uso o próprio editor do Instagram e o resultado é bem satisfatório. Se vocês quiserem eu faço um post mostrando como eu faço a edição das fotos. Agora cuide para não exagerar. A foto pode ficar artificial ou feia mesmo. A regra é simples: pareceu estranha, então ela deve estar realmente estranha. Se você for brincando com as funções você acaba aprendendo. Vou deixar um exemplo de boa edição e de uma edição ruim, ambos retirados do meu Instagram.  





Esta foto não é de livros, e eu fiz com meu celular antigo que além de tudo tinha uma câmera péssima. Mas repare no exagero de edição. Tem tanto recurso usado ao mesmo tempo que não dá para definir o que é. Era para ser uma daquelas fotos lindas de núvens tirada da janela do avião, a típica foto que não precisa nem de filtro para ser perfeita. Mas eu consegui estragar tudo exagerando nos efeitos (ok, deem um desconto, eu estava estreando no Instagram)
 

Não tenha medo da bagunça

 


 Pegue objetos variados, lenços, flores, bonequinhos, seu gato, seu cachorro. Tudo vale para embelezar a foto. Tente fazer composições com mais livros, criar ângulos inusitados e faça a criatividade fluir. Nas primeiras fotos será bem complicado, mas depois vai ficando mais natural. Procure reparar mais em cada cantinho da sua casa. Com certeza você tem elementos lindos para fazer uma composição por aí. 

Busque inspirações em outros perfis

 


Procure as tags #books, #instabooks #lovebooks e tags de desafios literários. Em Outubro participei de um desafio gringo, o #spooktacularbooks e as fotos que tinham por lá eram incríveis!! Procure inspirações por aí, tente reproduzir as fotos com o que você tiver em casa. De tanto ver fotos bonitas, e de perfis diferentes, você terá uma noção de onde colocar cada coisa e acabará criando seu próprio estilo. Em breve farei um post de Instagrans literários inspiradores.


Se você gostou das dicas, não esquece de compartilhar com seus amigos! E me marque no Instagram, meu nome de usuário é @checkinvirtual e você pode usar também a #checkinvirtual. Vou adorar ver as suas fotos!


Todas as fotos usadas para ilustrar este post foram originalmente postadas no meu Instagram ou aqui no blog mesmo.
Para não perder  nenhuma novidade, siga as redes sociais do blog.
Um beijo a todos e sejam bem vindos a bordo!!
Instagram (@checkinvirtual)
Twitter (@checkinvirtual)
Snapchat: checkinvirtual

20 comentários:

  1. Olá!
    Adoro as suas fotos! São sempre com uma iluminação incrível e você tem uma criatividade inegável! Parabéns <3
    Adorei as dicas! Vou aderir.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado! Você tira fotos maravilhosas, adoro as suas!! Sou apaixonada pelo seu Instagram!
      Beijos!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
  2. Lívia, adorei o post! Eu percebi mesmo sua evolução, você tem tirado fotos cada vez mais lindas, continue se empenhando que você vai arrasar.

    Eu vou usar todas as dicas, com certeza, o único problema é que não tenho uma câmera boa, nem paciência para montar cenários, mas é preciso um pouco de disposição para se alcançar bons resultados.

    Beijinhos, Hel - Leituras & Gatices

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hel suas fotos também são lindas! Não parece que tem uma câmera ruim não... mas confesso que às vezes bate uma preguicinha de montar tudo isso...
      obrigada!
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi Lívia!
    Nossa, quanta foto bonita!
    Gosto de tirar fotos, mas só consigo ver a beleza em paisagens, não consigo tirar fotos de livros tão boas assim hahaha
    Tento manter um padrão nas fotos, mas às vezes me sinto cansado de segui-lo. Bom, vou usar bem as suas dicas ;)
    Adorei o estilo do post.
    Bjs!

    -Ricardo, Blog Lapso de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Paisagens são fáceis de se ver beleza mesmo, a natureza é tão linda! Padrões cansam mesmo, mas tente seguir uma coisinha ou outra que aos pouquinhos vai melhorando.
      Beijos!

      Excluir
  4. É muito amor em um post só! Eu adoro as suas fotos, principalmente os objetos que você usa na composição. Realmente, ninguém explica muito bem como fotografar livros. No começo, eu tirava foto de qualquer jeito, e acho que fui aprendendo de olhar outros instagrams mesmo. É claro que ler sobre as dicas de iluminação e composição também ajudou bastante! kkkk
    Agora uma pergunta: como você fez pra colocar as fotos do seu Instagram aqui no post com essas caixinhas? Achei bem mais prático que passar a foto pro PC pra ter que colocar nos posts!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Eu estou adorando a evolução do seu insta. Sabe no insta web? Não tem aqueles 3 pontinhos ao lado do coração? Você clica lá e depois em incorporar. Copia o código e joga no meio do post que fica assim!

      Excluir
  5. Amei a postaem, eu amo fotografar, mas além da iluminação aqui da minha casa não cooperar (Minha casa é bem fechada e meu quarto não tem janela) eu não tenho o dom haha Vou tentar aprimorar minhas fotos usando suas dicas, vlw!
    Escritas de Verão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tenho esse problema com dom hahahaha mas você pode usar as luminárias. São baratinhas, e sempre tem como ajustar o brilho, realce, sombra, etc, aí se granular você põe o esmaecimento para corrigir. Mas treinando aprende!

      Excluir
  6. Ótimas dicas.

    http://www.blogsecretplace.com/

    ResponderExcluir
  7. Eu amei as dicas, na verdade vai servir pra mim porque gosto de fotografar meu planner as vezes. Com certeza a iluminação é a alma da boa fotografia! Infelizmente eu tenho que acordar cedo quando quero uma luz bonita natural.
    www.blogflorescer.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Planner também dá para fotografar assim!! Fico feliz que tenha gostado! Acordar cedo é complicado hahahaha mas às vezes vale a pena!
      Beijão!

      Excluir
  8. Aí quantas dicas maravilhosas, meu Deus, nem acredito que encontrei um post assim. Realmente procuro por coisas do tipo no Google e não acho nada relacionado diretamente ao que eu quero. Amei demais suas dicas e inspirações, com certeza vão me ajudar bastante. Um beijão <3

    Para Sempre Julieta ❤

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado!! Espero que ajude sim!
      Beijos, seja bem vinda a bordo!

      Excluir
  9. Oi Lívia, adorei o post de inspiração e as dicas haha.
    Ótima matéria.
    Abraços!
    http://umlivroabertoig.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que tenha gostado!
      Obrigada pela visita!
      Abraços!!

      Excluir
  10. Oi, Lívia! Gostei muito de suas dicas e do tom fofo da sua postagem. Tenho um blog e canal há anos e sempre estou buscando melhorar o conteúdo e a forma de apresenta-lo. Te convido a conhecer o meu Não Derrame Café no Seu Livro! ;) Abraço.

    ResponderExcluir

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por