2.1.21

Anne de Green Gables - qual a diferença do livro para a série?

 


Não é segredo para ninguém que a série Anne With an E, exibida pela Netflix, fez um sucesso danado. A garotinha órfã que odiava os cabelos ruivos conquistou muita gente com suas falas rápidas, suas palavras difíceis e suas trapalhadas. Mas será que a série é tão parecida com o livro?

Livro: Anne de Green Gables
Título original: Anne of Green Gables
Autora: Lucy Maud Montgomery
Tradutor: João Sette Câmara
Editora: Ciranda Cultural
Número de páginas: 336 páginas
Compre aqui: Amazon

Anne é uma menina órfã que foi adotada por engano por Marilla e Matthew, um casal de irmãos idosos, proprietários da fazenda Green Gables, na comunidade rural de Avonlea, no Canadá. Aos poucos, Anne vai conquistando todos a sua volta com seu jeitinho especial e com sua inteligência. 
O fato é que a garota tem uma personalidade muito marcante e inconfundível. Ela é muito determinada, esforçada e sonhadora. E essa é sua característica mais marcante.
Acho que me identifiquei tanto com a Anne pela sua teimosia, determinação e principalmente por falar muito, ser extremamente distraída e sonhadora e por ficar inventando histórias. 
Ao comparar com a série da Netflix, o livro corresponde às 3 temporadas e retrata a vida de Anne dos 11 aos 16 anos. 
Há inúmeras semelhanças, principalmente em se tratando da essência dos personagens. Os acontecimentos também são os mesmos, embora mais resumidos. Um ou outro personagem que foi modificado (a Ruby não tinha aquela paixonite toda pelo Gilbert), outros não existiam, e alguns existiram mas não foram explorados (como o Jerry) ou tiveram características acrescentadas na série (como a Srta. Josephine Barry).
No livro tem algumas visões preconceituosas, que acredito se tratarem da cultura da época , embora isso não justifique. 


Em algumas passagens, vemos o embrião da Anne da série, com uma visão mais feminista, mais liberal, isenta de preconceitos. 
Como a série é mais longa e tem maior "espaço" para o desenvolvimento de tramas, vemos os personagens serem mais desenvolvidos, com mais histórias e mais aventuras. 
O livro também chega a um ponto mais avançado na vida de Anne em relação à série, mas não vou entrar em detalhes. 
A amizade de Anne e Diana é a mesma, assim como a devoção que uma mantém com a outra. No livro é muito legal acompanhar o crescimento das meninas, que partem do interesse em brincadeiras a moda e vestidos e até mesmo passam a se preocupar com o futuro. 
Outra ressalva aqui é quanto ao personagem Gilbert Blythe, que não possui no livro uma importância tão grande quanto no seriado. Aliás, ele parece existir exclusivamente para competir com Anne.
No final do livro, Anne surpreende com uma decisão importante, que obviamente não irei contar por se tratar de um spoiler do tamanho do mundo. Mas já adianto que isso não acontece na série. 
A série de livros conta com 6 exemplares tendo Anne Shirley como protagonista, além de outros 3 nos quais os protagonistas são filhos ou amigos de Anne. Há mais 2 em que ela é mencionada em algumas histórias.
Sobre a edição: Possui folhas amareladas, embora de gramatura baixa,  uma fonte confortável e margens grandes, com espaço para anotação e para segurar o livro. 
Em geral, é uma leitura bem gostosa, para se distrair e relaxar. 
Nota:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por