24.7.20

Objetos para compor fotos de livros (que você certamente tem em casa)



Hoje vim falar de um assunto que vocês adoram ver por aqui: fotos de livros!
Lembrando que não sou nenhuma especialista, sou só uma curiosa e criativa que começou a olhar com carinho para os objetos que tenho em casa.

Fiz um vídeo lá no meu IGTV mostrando em detalhes esses objetos, caso você queira ver, dá uma procuradinha lá no meu Instagram na aba IGTV. 

Vale lembrar que muitas vezes nós, bookstagrammers com anos de estrada, fazemos investimentos em objetos para fazer as nossas fotos. Isso porque nós temos um objetivo e uma identidade visual para criar.
Você, que está começando agora, não precisa gastar rios de dinheiro na loja de decoração mais cara da sua cidade.Longe disso. Aliás, todos os investimentos que fiz em objetos para fotos foram em coisas baratas (e a maioria passou a compor a decoração do meu quarto). Maaaaaas... isso é assunto para um outro post.


Quero dizer aqui que você na verdade não precisa investir em NADA caso não queira. Aliás, comecei assim. E muitos começaram assim. Veja se vai dar certo primeiro, e quando enjoar de tudo o que tem na sua casa, investe. Eu enjoei das coisas que comprei e estou olhando novamente para as coisas que tenho em casa, afinal,dinheiro não cai do céu não 😂😂

Caso você não curta uma foto toda enfeitada, tudo bem também. Há trabalhos incríveis por aí que usam no máximo 1 ou 2 objetos (como o @objetolivro e o @lethyciadias) e papeis coloridos como fundo para foto. E caso você não tenha os papeis, pode começar improvisando com um lençol, toalha, roupa, móvel, enfim. 

Vale lembrar que a minha casa é diferente da sua casa. Então podemos ou não ter os mesmos objetos. Alguns você provavelmente tem alguma variação em casa. E, obviamente, não os terá iguais. 
Vou colocar umas fotos cruas para vocês visualizarem melhor os objetos em cena. 


Fundos para as fotos:

Roupa de cama e banho: 
Gosto de usar os lençóis lisos para trazer uniformidade (mas nada te impede de usar estampas). Uso lençol branco dobrado (para não ficar transparente) ou como um fundo infinito para fotos clarinhas. O lençol preto também é interessante, azul marinho também fica incrível, Você pode ir testando as cores de acordo com a sua identidade visual. 
A toalha de banho também dá um belo resultado, e anda traz alguma textura para a foto.
Uso muito aqueles cobertores de microfibra. E dá um toque de aconchego para a foto, deixa um fundo com uma textura menos lisa e costuma combinar com o meu estilo de fotos. Já testei também aqueles cobertores de pelos e o resultado ficou incrível!

Tapetes e piso:


Por muito tempo eu não soube usar tapetes. Aliás, admiro muito quem saiba usar. Fica um efeito muito bonito, traz um certo aconchego para as fotos de livros. O seu próprio chão pode vir a ser um aliado também! olhe para ele com carinho, veja se não tem potencial... De repente a cerâmica tem um desenho legal, cabe um livro pocket ou um celular com a capa do e-book em cima dela e com a ajuda de alguns tecidos e objetos pequenos ela pode compor o fundo da sua foto. Pode até servir de guia para enquadramento, fazendo uma foto mais "fechada". 

Madeiras, peças de móveis, tábuas, mesas, móveis e coisas planas aleatórias

Fiz essas fotos usando a parte móvel da escrivaninha. Na foto 1 quis dar um efeito de mesa e apoiei sobre uma mesa de cabeceira (a intenção era pegar o piso). Para compor usei uma toalha de mesa, bule, xícara e flores artificiais. Foto 2: tampo perto da janela. Caneca com chá, vela em porta-vela decorativo, garrafa com flores secas, vaso com flor natural. Foto 3: óculos, xícara com café e vela. 


O pulo do gato: Conversando com um grupo de amigos e alguém comentou comigo a respeito de uma peça de um móvel que soltava e era perfeita para usar como fundo. Eu fiquei enlouquecida e lembrei que a minha escrivaninha tem aquela parte para teclado, que tem rodinhas e solta. E que o móvel do quarto também solta as prateleiras. Olhe por aí. Se essa peça não for exatamente bonita, ou se não tiver a cor da sua identidade visual você pode usar como suporte para apoiar o cenário perto de uma janela iluminada e forrar com o lençol, ou o tapete, com uma sobra de papel de presente... 
Olhe também para as mesas, escrivaninhas e todas as superfícies da sua casa. Vale bancada de cozinha, do banheiro, o sofá, cadeiras, bancos... literalmente qualquer coisa!

Objetos para compor


O desafio agora é abrir cada armário e cada gaveta e olhar com muito carinho para tudo. E também prestar atenção na decoração da casa. Mesmo aqueles itens que você já não curte muito, ou que nem lembra mais que existem porque estão lá há tanto tempo... Vou fazer uma listinha de coisinhas aleatórias que consigo pensar aqui. 

 - plantas
 - flores artificiais
 - pedrinhas decorativas de vasos
 - enfeites de mesa
 - xícaras 
 - canecas
 - velas decorativas
 - jornal velho
 - papel de presente
 - sobras de tecido 
 - garrafas de vidro vazias
 - lembrancinhas de viagens (que você trouxe ou ganhou de alguém)
 - bibelôs
 - colares
 - frascos de perfume
 - canetas
 - molduras de porta-retrato
 - lenços 
 - peças de roupas 
 - toalhas de mesa
 - guardanapos
 -  seu cachorro/gato (eles deixam qualquer foto mais linda)
 - o pisca-pisca que sobrou do Natal
 - copos, taças com bebidas
 - comidinhas (bolachas, balas, doces, brigadeiros, etc)
 - relógio
 - jogo americano
 - suporte para panelas
 - toalhinhas de crochê
 - óculos
 - fones de ouvido
 - espelhos pequenos
 - objetos de papelaria (caderno, post-its, marca-texto)
 - Frutas (vale até aquelas de cera, alô anos 2000)

E eu poderia ficar a noite inteira aqui citando coisas, e olhando instagrans maravilhosos para me inspirar e falar para você o que usar. 
Sugiro que dê uma olhada nessa galera que vou deixar linkada aqui embaixo, pois foram desses instas incríveis que tirei minhas inspirações, sem falar que eles sempre me socorrem quando preciso de dicas e inspirações!


Exemplos e explicações:
Sugiro que você olhe as fotos abaixo (e as que coloquei acima também) com atenção. Entre nos links que deixei aqui no post e observe cada elemento presente nas fotos. Agora faça um exercício de lembrar o que tem na sua casa para substituir esses elementos. Lembre-se: coloque a sua personalidade no uso dos objetos! Plágio é crime! Treine seu olhar para achar as coisas. A intenção aqui é te fazer olhar suas coisas com mais carinho. Mas é você quem vai ter criatividade para usar do seu jeito. 




Aqui eu usei o piso como o fundo. Coloquei o tecido azul que sobrou de algum projeto e esse outro retalho listrado por cima. Compus com uma garrafa que ganhei como lembrança em um casamento, as pérolas da garrafa, flores secas (sequei umas rosas), um barco e uma ampulheta que vieram de viagens. E finalizei com as luzinhas. A capa do livro é montagem sobre o Lev. 


Gosto muito dessas composições mais simples, em que trabalho apenas a edição. Em 1 apenas encostei o livro sobre uma mesa, em frente a uma planta e ao lado de uma vela. Em 2 empilhei os livros e em cima coloquei um bule e uma xícara e umas flores secas sobre minha mesinha de cabeceira. Ambas, em frente a uma parede branca. As fotos estão cruas para vocês observarem a composição.



Gosto bastante da ideia dessa foto. Lembrei de umas petisqueiras esquecidas no armário. Virei ao contrário para dar o efeito daqueles troncos de madeira que o pessoal usa bastante. Completei com essas cascas secas que faziam parte de um arranjo da minha mãe, depois vieram a enfeitar um vaso de suculentas e hoje as mantenho na decoração do meu quarto basicamente porque uso para fotos. Observe como alguns elementos se repetem nas outras fotos que mostrei. 

Agora quero que você repare mais uma vez na constância de algum outro elemento: o tapete ao fundo. Confesso que eu amei essas fotos após a produção, mas achei que elas perderam um pouco da identidade que eu passo no meu perfil. Acabei não fazendo mais nada nesse estilo, apesar de ter gostado muito do resultado. Foto 1: Usei lenço xadrez e flores. E um potinho que ganhei de brinde. Foto 2: garrafinha e copo de licor da minha mãe, o prendedor da cortina, uma vela em formato de maçã (temos há anos, não deixei minha mãe jogar fora porque adoro usar nas fotos), uma pinha que achei embaixo da árvore. Foto 3: usei ripinhas de madeira que estavam encostadas aqui em casa, uma moldura de porta-retrato, um lenço, flores e essa gaiolinha que deixo decorando no quarto.


Para todas essas fotos os únicos investimentos que fiz foram: Velinhas (as brancas), que poderiam não ter sido para isso se eu tivesse o hábito de acender velas (a roxa é de lavanda, comprei para ver se fico calminha para estudar), essas flores que não têm cabo (depois de 5 anos de blog resolvi comprar umas decentes especificamente para isso, mas antes usava as de casa mesmo) e gaiolinhas (também comprei  junto com as flores artificiais). 
Todos os objetos que estão na foto abaixo eu uso, e uso muito!
Então era esse o recado para hoje! Até a próxima e seja bem vindo (a) a bordo!

ACOMPANHE O BLOG NAS REDES SOCIAIS


Instagram (@checkinvirtual)

Facebook

Twitter

Pinterest

Skoob 

Youtube


Links de afiliados:

Amazon

Lojinha no Magalu








2 comentários:

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por