4.5.18

Resenha: Orgulho e Preconceito





Um clássico mundial, escrito por uma mulher numa época em que as mulheres sequer eram
alfabetizadas. Esse livro já foi adaptado para o cinema e agora está sendo exibida uma adaptação da
obra na novela das 6 da Globo, Orgulho e Paixão.


Título: Orgulho e Preconceito
Autor(a): Jane Austen
Título original: Pride and Prejudice
Tradutor(a): Roberto Leal Ferreira
Editora: Martin Claret
Ano: 2015

Edição especial- Razão e Sensibilidade, Orgulho e Preconceito e Persuasão
Comprando pelo seguinte link você ajuda a manter o blog funcionando: Orgulho e Preconceito - Amazon


O livro conta a história da Família Bennet, composta pelo pai, o Sr Bennet, que é bastante reservado e caseiro, a Sra Bennet, dramática, que tem o sonho de casar as 5 filhas e as meninas Jane, Elizabeth, Mary, Catherine e Lydia. Cada uma delas com a sua personalidade. Eles moram numa propriedade rural no interior da Inglaterra.

A protagonista é a Elizabeth, ou Lizzie. Ela não quer um casamento arranjado, quer casar por amor e com um homem que ela considere digno.

Em um baile ela conhece Mr. Darcy, um sujeito rico e arrogante. E ela, orgulhosa, não dá muita moral para ele e ainda dá uns foras na maior elegância. O legal é que o título do livro se aplica aos dois protagonistas.

Tanto Darcy como Lizzie têm a personalidade bastante forte.São orgulhosos e soberbos, principalmente um com o outro. Nenhum dos dois é de levar desaforo para casa nem de fazer alguma coisa a contragosto. Isso é um ponto positivo do livro, que não representa o casal de mocinhos como bons, puros, certinhos. Não são más pessoas, mas têm seus defeitos. Tanto é que esse é o ponto que os impede de serem felizes para sempre nas primeiras páginas do livro.

Jane por sua vez faz o papel da donzela inocente e romântica, enquanto Lydia é espivitada e até mesmo inocente e deslumbrada pelos oficiais de farda vermelha. Kitty vai na onda de Lydia, a favorita da mãe. Mary é a que tem a personalidade menos trabalhada e deixada mais em segundo plano. Sabe-se que é mais tímida e reservada, apenas.

O livro também tem os personagens que atrapalham a vida dos protagonistas, mas não consegui chamá-los de vilões.

O livro é escrito com uma técnica e elegância admiráveis. Mas isso não me fez gostar da história. Não posso dizer que odiei o livro. Eu simplesmente não sentia vontade de abri-lo. Depois que pegava para ler, a leitura fluía e até se tornava prazerosa. Porém eu não me senti envolvida por ele. Achei parado, sem ação, sem muitos acontecimentos. O livro baseia-se muito nos diálogos e para mim isso fez a leitura ficar arrastada. Contudo, admito a importância dessa obra por ter uma protagonista feminina forte e inteligente, e por ter sido escrita por uma mulher.

Nota:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por