2.5.18

4 livros que mostram relações de trabalho


Olá pessoal, tudo bem com vocês? Ontem foi feriado, dia do trabalho. É o feriado que representa uma grande conquista dos trabalhadores: a jornada de 8 horas diárias.

Para nunca nos esquecermos da importância dessa data e das conquistas trabalhistas, resolvi elencar aqui quatro livros que tratam, de uma forma ou de outra, das relações de trabalho.

obs: clicando na capa do livro você será redirecionado à Amazon. Comprando por esse link você me ajuda a manter o blog funcionando sem pagar nada a mais por isso. 



A Revolução dos Bichos - George Orwell



Um grupo de animais revolucionários tomam o poder da fazenda onde vivem e trabalham, mas uma dupla de porcos totalitários tomam conta da fazenda e passam a modificar à sua vontade as ordens então estabelecidas. Nisso, os porcos se encantam pelo mundo dos humanos e passam a cometer atitudes que até então abominavam. Os animais deixam de ser iguais, e alguns trabalham mais que os outros. É  o caso do cavalo, que para o bem comum trabalha o máximo que pode para não usufruir do lucro que gerou.

Os Miseráveis - Victor Hugo



Nesse super calhamaço as pessoas trabalham em troca de algumas moedas. Fantine representa bem isso: tenta trabalhar honestamente mas é demitida por ser mãe solteira. Tenta de todas as formas sustentar sua filha, sob tutela de um casal que a extorque e se vê obrigada a se prostituir para pagar as contas. De outro lado, temos Madeleine,o patrão, que tenta dar as melhores condições possíveis aos seus operários. E em Paris temos os miseráveis, que vivem em condições precárias, passam frio e fome, mesmo trabalhando o máximo que o corpo aguenta.


O Cortiço - Aluísio de Azevedo




Aqui nós temos representadas as mais diversas classes trabalhadoras. Temos João Romão, o dono do cortiço e da taberna, avarento e explorador, Bertoleza, a escrava que tem também o papel de amante de Romão. Ela trabalha de sol a sol e sonha com o dia que poderá desfrutar de sua alforria. Miranda, comerciante burguês que enriqueceu e vive no luxo, temos as lavadeiras, profissionais autônomas, mulheres que precisam sustentar ou complementar a renda da família, Jerônimo, o português disciplinado que trabalha na pedreira, tem a prostituta, que vive uma vida de luxo em relação aos moradores do cortiço... O livro aborda a questão das classes sociais, a miscigenação, imigração e o grande contraste social que há no Brasil.

Ratos e Homens - John Steinbeck



Aqui temos dois trabalhadores de fazendas, que mudam-se pelos EUA em busca de emprego. Onde há serviço eles trabalham, juntam algum dinheiro e saem em busca de outro trabalho quando este acaba. São trabalhadores marginalizados, sem direito algum, sem ter literalmente onde caírem mortos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por