Esse é mais um daqueles posts que adoro! O Lendo em Inglês desse ano ficou com cerca de 1 tema para cada 2 meses, e no final de Abril estou trazendo o tema 2 para vocês, poesia!
E como eu amei ler William Blake em inglês! Que delicadeza de palavras...
William Blake não basta ser artista com as palavras, ele o era com pincéis também. Ele produziu durante o período do Iluminismo e viveu entre os séculos XVII e XVIII na Inglaterra, bem durante a Revolução Industrial.
Com uma profunda destreza com as palavras, o autor consegue fazer com que a gente desenhe na cabeça as imagens que cria. E que ouça todo o ritmo de sua poesia.
Aqui nós temos poemas com ritmo, com rimas, tudo como manda a poesia clássica.
Os poemas têm um tom sombrio. Falam sobre morte, espiritualidade, infância. Há uma certa nostalgia nas palavras de Blake, principalmente quando ele fala sobre a infância.
Mas não estou aqui para comentar tanto sobre a obra. Até porque eu não me sinto preparada para comentar e/ou julgar um trabalho tão bonito. O intuito dessa postagem é falar sobre a experiência de leitura em Língua Inglesa.
A leitura não é tão complicada, apesar da data dos poemas. Há umas palavras do inglês super formal. E me senti bem feliz em aprendê-las. Recomendo que quem se interessou leia pelo aplicativo da Kindle. O livro é um compilado de poesias do autor e está em Domínio Público, ou seja, gratuito na Amazon. A nova atualização do aplicativo traz o significado, em inglês, das palavras mais buscadas. Então é uma forma de adquirir vocabulário sem se prender à tradução (sim, gente, traduzir é decorar. O melhor é entender. Caso não entenda pela definição aí sim parto para a tradução).
O legal de ler poesia é que algumas palavras você consegue captar a pronúncia se baseando em outras. Dá para perceber quando o poema faz rimas, e a partir disso você infere a pronúncia da palavra desconhecida baseando-se nas que você conhece.
Porém em qualquer idioma poesia é um texto que dificulta mais entender o sentido. Ás vezes isso requer mais de uma leitura. O bom é que são textos curtos e rápidos e ler só um pouquinho por dia não prejudica seu ritmo de leitura.
Para quem quiser ler a mesma versão que eu li, é só baixar o livro pela Amazon nesse link aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!