Estou no meu terceiro maravilhoso ano usando esse método que adorei chamado Bullet Journal. Eu já expliquei aqui o que ele significa, falei um pouco sobre como usar...
Mas a cada ano troco o caderno. Na verdade eu troco o caderno quando ele acaba. E nisso já estou no meu terceiro caderno.
Vou mostrar para vocês todos os cadernos que usei, falar vantagens e desvantagens de cada um deles e se usaria novamente.
Caderno pautado com elástico
Paguei relativamente barato nesse caderno, que foi o meu primeiro bullet journal. Me apaixonei por ele de cara. Só me decepcionei ao abrir a embalagem e descobrir que ele era pautado. Comprei na Le Biscuit, uma loja de utilidades e variedades (sério, tem de tudo ali).
O único defeito é que ele é meio frágil e a quarta capa deu uma descolada.
O fato de ter elástico facilita muito na hora de carregar para cima e para baixo. As folhas não tinham gramatura muito alta, mas eram suficientes para a caneta Fine Pen da Faber Castell que costumo usar.
Mesmo sendo o primeiro, foi o único que ficou mais parecido com o método bullet journal. Eu usei esse caderninho para testar várias coisas e métodos diferentes (e continuo experimentando porque sou de gêmeos e ainda não decidi qual eu prefiro). Certamente compraria um outro desses.
Skechbook da Canson
Esse caderno tem história... Rodei a cidade inteira para encontrar um perto da minha casa. Foi o caderno de folhas lisas mais barato que encontrei.
O ponto positivo é a gramatura, que é bem alta e raramente transpassa. Afinal, é feito para desenho. O ponto negativo é a fragilidade da capa, que de tanto andar na minha mochila desgastou toda e eu tentei fazer essa customização horrorosa na esperança de disfarçar o estado dele. Também me chateia o fato de não ter elástico, então eu vivia derrubando o marca-páginas.
Eu não gostei tanto do caderno sem pautas como achei que gostaria. Eu escrevo tudo torto, e na maioria das vezes tudo o que eu fazia ficava muito feio. Eu não sei se compraria esse caderno novamente.
Fichário A5
Achei o fichário a um preço bom perto da minha casa. É a alternativa pobre para uma Filofax. Coloquei as folhas na cor que eu gosto (marfim), imprimi algumas partes de planners (sim, a ideia era fazer um bullet-planner no mesmo caderno).
A grande vantagem é que você pode fazer o que quiser e mudar a ordem a vontade, sem precisar de flags. É fácil descartar uma página errada. Eu imprimi algumas folhas pontilhadas, mas não gostei muito não... Vou imprimir mais para usar nas semanas e descobrir se realmente são boas.
A desvantagem é que dá um trabalho danado cortar e furar TODAS as folhas. Ando pensando em comprar bloco para fichário e me livrar dessa trabalheira toda. Ou simplesmente comprar um caderno e usar esse fichário para guardar resumos da faculdade. Além de tudo, ele é volumoso e grande, então ocupa espaço na mochila e para escrever qualquer coisa tem que abrir as argolas e tirar a folha senão ela rasga. Nada prático.
Eu definitivamente não compraria um fichário de novo.
Que lindos, amei D:
ResponderExcluirhttp://submersa-em-palavras.blogspot.com.br/
São lindos e mimosos.
ResponderExcluir