Ah, a poesia... Alimento para a alma... Em Fragilidade Poética podemos ler versos carregados de sentimentos, falando sobre o amor.
A poesia de Jessy Lemos segue o modelo atual, sem regras, sem amarras parnasianas. Palavras simples, mas cheias de significado. Versos profundos isentos de linguagem rebuscada. Nada de métrica, poucas rimas. Apenas o sentimento se deixando fluir em palavras.
FICHA CATALOGRÁFICA
Título: Fragilidade Poética
Autora: Jessy Lemos
Editora: Em Foco
Ano: 2018
Número de páginas:130
e-book cedido em parceria com a editora
Link para compra: Loja da Em Foco
A formatação e o projeto gráfico parecem fazer parte da poesia, incorporando o significado. Eu digo "parece" porque a versão em PDF enviada pela editora fica um pouco distorcida ao usar o reflow do LEV. Então alguns versos ficam com cara de prosa devido a esses problemas técnicos.
O livro é dividido em duas partes: Poesia e Prosa. Ouso dizer que ambas são similares, apenas a parte de prosa contém textos mais longos. Por serem versos livres, sem rimas em sua maioria, acabam lembrando um pouco a prosa. E a parte escrita em parágrafos, tamanha a sensibilidade e delicadeza da escrita, parecem se transformar em poesia.
O livro é inteirinho sobre o amor:Amor próprio, amor de mãe e filha, amor de namorados. Fala sobre a bagunça interior e os cantinhos do coração.
A autora faz uso de metáforas em praticamente todos os textos. Compara o coração com um quarto, menina com arco-íris, menino com girassol.
E os textos são tão fofinhos que a vontade é de ir lá no Tumblr e usá-los como legenda de fotos bonitas (se fizerem, coloquem os créditos da autora, pelo amor de Deus, não vamos fazer plágio). Aliás, eu me senti de volta à adolescência, quando usava essa rede social e reblogava trechinhos de poesia com estilo similar ao da Jessy. E eu gostei de ver o formato das frases e versos lindos da internet publicados num livro.
O projeto gráfico da capa também está lindo. Um amor só. Não tenho nada a reclamar quanto à revisão.
Foi uma leitura gostosa, daquelas que a gente faz "em uma sentada só", ou podemos ler em doses homeopáticas.
Sugiro que você conheça o Instagram da autora, @fragilidadepoetica, porque lá ela posta poemas e versinhos que viraram o livro.
Nota:
ACOMPANHE O BLOG NAS REDES SOCIAIS
Instagram (@checkinvirtual)
Snapchat: checkinvirtual
Amo poesias, e esse livro parece ser lindo ainda mais porque fala de amor <3
ResponderExcluirÉ uma fofurinha esse livro!
Excluir