13.3.19

Ler num veículo em movimento faz mal?



Muita gente se questiona se ler em movimento faz mal. É fato que se você entrar num ônibus hoje, a maioria das pessoas está lá, com os olhos vidrados no celular. Mas se você abrir um livro, certamente irá ouvir a seguinte frase: Não lê com o ônibus andando, que dá descolamento de retina!

Afinal, faz mal ler no ônibus? Isso causa descolamento de retina? Por que algumas pessoas simplesmente não conseguem? Continue lendo que vamos esclarecer todas essas questões!


Descolamento de retina


A retina é a parte do olho responsável pela conversão dos estímulos luminosos em imagem, que será levada ao cérebro através do nervo óptico, para que seja processada e interpretada. É uma camada muito delicada, que fica localizada no interior da parte posterior do globo ocular, ou seja, no "fundo do olho".  Os principais fatores de risco para o descolamento de retina são: miopia, cirurgia de catarata prévia e traumatismos próximos aos olhos. Ou seja, nenhum desses refere-se a ler dentro de um ônibus em movimento (ao não ser que você se envolva em um acidente). Portanto, a crença de que ler causa descolamento de retina é mito

Cinetose

Certamente você, que lê no ônibus, já ouviu a seguinte pergunta: "Como você consegue ler com o ônibus em movimento? Não fica enjoado (a)?". A cinetose é conhecida como "enjoo de movimento" e é a causa pela qual muitas pessoas abominam viagens de barco, ônibus ou carro. Isso acontece porque há um conflito entre o que os seus olhos e o seu sistema vestibular (labirinto) enviam para o cérebro. Baseando-se na sua visão, você está parado, mas o labirinto "sente" o movimento e envia essa informação. Esse conflito pode causar náuseas e até mesmo vômitos. Então, se você costuma enjoar só de estar dentro de um veículo em movimento, evite a leitura para não piorar os sintomas. Caso você não tenha cinetose, pode continuar aproveitando as horas infinitas dentro do transporte público para atualizar as leituras! Neste caso, a associação entre leitura dentro de um veículo em movimento e enjoos e tonturas é verdade.

Fadiga ocular

Essa condição é mais comum nas pessoas que leem em tablets e celulares. Ela ocorre porque, ao ficar por muitas horas olhando para uma tela, os olhos piscam menos que o necessário. Os sintomas são: dor de cabeça, visão borrada, secura ocular. Geralmente ela desaparece após alguns minutos de repouso e não traz consequências graves para a saúde dos olhos, é mais um incômodo mesmo. Apesar de ser mais relacionada ao uso de telas, o tempo prolongado de leitura também pode desencadear essa condição devido ao maior esforço dos músculos palpebrais e orbitários. Ao ler dentro durante uma viagem os olhos e músculos adjacentes precisam trabalhar mais para compensar o movimento, e isso pode sobrecarregá-los, gerando a fadiga. Sendo assim, é verdade que ler dentro de um veículo em movimento "cansa a vista". 


Depois de todas essas explicações, uma coisa ficou bem clara: ler em movimento não faz mal, porque os desconfortos causados pela leitura dento de um veículo em movimento não são graves e não causam nenhum prejuízo à visão Mas isso não quer dizer que seja a melhor prática! Se você não sofre de cinetose, nem faz grandes deslocamentos diários a leitura vai até te ajudar a passar o tempo. Caso contrário, seu dia pode ser improdutivo devido às dores de cabeça e náuseas que pode levar de brinde junto com o seu livro favorito!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por