Quem me acompanha sabe que eu amo um bom e velho clássico. Mas quando comecei a entrar nesse universo de "livros cabeça" eu me senti meio perdida... Tentei entrar de cara com Shakespeare e acabou que não entendi muito bem o que ele queria passar.
Sei que tem formas e formas de apreciar um livro tão antigo, ainda mais escrito em outras línguas, de forma fácil de entender. Uma delas é escolher uma boa tradução. Isso conta muito, pois muitas vezes temos dificuldades em entender até mesmo os livros em português com uma linguagem mais distante da nossa, imagine uma tradução!
Outra coisa que recomendo também é a escolha de uma edição cheia de textos de apoio. Eles ajudam você a se situar no que anda acontecendo durante o livro, além de contextualizar sobre a época em que vivia o escritor e o que acontecia naquele período.
Um terceiro elemento são as notas de rodapé.Tem gente que acha que atrapalha, mas elas sempre me ajudam com palavras e expressões que não fazem parte do meu cotidiano. Além do mais, em livros como "Os Miseráveis", por exemplo, elas me ajudaram a saber quem foram muitos personagens da Revolução Francesa.
Agora que já dei dicas de como escolher uma edição legal para ler um clássico, vou recomendar aqui 4 livros clássicos que são bem tranquilos para quem está começando nesse estilo literário.
1- A Dama e o Cachorrinho - Anton Tchekhov
Eu sempre achei que precisaria ser gente grande para ler algum livro russo. Traduzido, é claro, pois preciso de muito feijão com arroz para pensar em ler no original. Mas essa coletânea de contos me surpreendeu. Um dia, em busca de uma leitura diferente, resolvi dar uma chance. E foi melhor do que eu esperava. Tchekhov escreveu sobre o cotidiano. Sobre vilarejos russos, sobre o amor, sobre decisões, traições… É aquela leitura para ser feita bem devagar, apreciando conto por conto e ir se familiarizando com apelidos que não têm nada a ver com o nome do personagem.
2- O Corcunda de Notre Dame - Victor Hugo
Engana-se quem pensa que o Victor Hugo escreve difícil. Tudo bem que ele adora divagar, falar sobre os telhados de Paris e sobre a batalha de Waterloo. Mas ele tem uma escrita deliciosa. Não dá vontade de parar de ler. Fora que a história do corcunda Quasímodo, do padre que o criou escondido e da cigana Esmeralda é para conquistar qualquer um. Um livro cheio de romance, aventura e traições. Muita reviravolta também! Acredito que essa história tenha feito parte da infância e da adolescência de muita gente por causa do filme da Disney. E esse já é um bom motivo para ler O Corcunda de Notre Dame!
3- Senhora - José de Alencar
Esse homem aterrorizou muita gente com Iracema. Mas juro que Senhora é super fácil de ler. Fora que dá até gosto continuar para saber mais sobre a vingança de Aurélia. É digno de um roteiro de novela das 8. O mais legal é que o livro traz como protagonista uma mulher forte que não se importava muito com as regras e costumes de sua época. Ela era inteligente e determinada, características impróprias para uma mulher “honesta” de seu tempo. Senhora quebra vários paradigmas sociais e até me impressiona ver esse livro escrito pelo mesmo autor conservador que conhecemos.
4- Volta ao Mundo em 80 Dias - Julio Verne
Um homem rico e solitário aceita o desafio de dar uma volta ao mundo em 80 dias. Leva consigo seu empregado. Nessa viagem ele percebe o quanto deixava passar em seu isolamento. O livro é divertido e foi originalmente escrito para um público infantil. Mas não é por isso que iremos gostar menos. O livro é repleto de aventuras e dá para conhecer muitos lugares legais através dele. Existe uma adaptação cinematográfica com o Jackie Chan, mas não é muito fiel ao livro.
ME ACOMPANHE NAS REDES SOCIAIS
Instagram (@checkinvirtual)
Snapchat: checkinvirtual
Ah, minha satisfação em ver "Volta ao Mundo em 80 dias" nessa lista! Foi o primeiro livro que eu li de Julio Verne, com meus oito, nove anos - me apaixonei perdidamente pelo autor! Quantos aos outros livros, não li nenhum ainda embora os conheça de nome. Tenho muita vontade de me aventurar por Victor Hugo, mas o medo de me perder na leitura é grande!
ResponderExcluirLiteralize-se
Esse livro é uma gracinha! Victor Hugo é mais de boas do que parece,viu?
ExcluirClássica é clássico né?! Da sua lista eu li o do Julio Verne e o Senhora. Mas preciso dizer que eu amo Shakespeare HAHA. Realmente a tradução é algo fundamental, porque querendo ou não e mesmo que seja uma boa tradução se perde muito quando passamos de uma língua pra outra. Eu amo livros clássicos, adoro Machado de Assis e preciso dizer que senti falta de um Dom Casmurro nessa listinha HAHAHAHA. Beeeijo
ResponderExcluirDom Casmurro certamente estaria numa lista sobre melhores clássicos ever, mas acho que poderia traumatizar iniciantes por ser um pouco difícil de ler.
ExcluirOi Lívia!
ResponderExcluirAdorei o modo como você fez a listinha, também acho que encarar certos livros "de cara" é meio complicado. Eu já li Senhora e lembro que foi na época da escola, gostei bem e não tive dificuldades. Volta ao Mundo em 80 Dias e O Corcunda de Notre Dame são dois que estão na lista de desejos de leitura.
Não conhecia esse do Tchekhov, de contos, mas adorei a indicação! Foi pra lista! <3
xoxo
Rê
Eu tinha um medo de russo e esse livro me fez ter vontade de pegar um Dosto e sair lendo!
ExcluirOi Lívia, tudo bem? Entrar no mundo literário é simplesmente incrível quando é algo que gostamos ou então quando fomos apresentados pelos nossos pais/professores. Aqui em casa desde criança minha mãe comprava livros pra nós e já tínhamos uma mini biblioteca. Aos 12/13 anos descobri meu amor por mistério lendo Agatha Christie, Sidney Sheldon, entre outros nesse estilo. Quando fiz cursinho veio o amor pela literatura. A moreninha, Memórias de um sargento de milícias, O cortiço, entre outros. Mas a leitura sempre esteve presente. As vezes penso que um livro é como a roupa que vestimos deve sempre nos acompanhar. Beijos, Érika =^.^=
ResponderExcluirEsse seu comentário me define! A leitura sempre foi valorizada aqui em casa. Amava literatura no cursinho! Até cogito estudar Literatura como uma segunda graduação
ExcluirAnton Tchekhov é DEMAIS! Eu li um livro de contos dele - O Assassinato e outras histórias - e curti muuuuuuuuuuito todos os contos, são histórias retratando cruamente o cotidiano, mas com umas reflexões existencialistas que me deixaram bem impactada haha. Li também Volta ao Mundo e estou lendo agora O Corcunda de Notre Dame, mas quanto a esse, vou ter que discordar de ti - não estou achando fácil não rs. Pelo menos no início do livro, os diálogos são bem rabuscados. Mas a história é demais (o filme da Disney é um dos meus preferidos rs) e eu gostei muito de Os Miseráveis, então estou seguindo a leitura.
ResponderExcluirNossa, eu tinha um medo de não entender e quando li achei tranquilo. O unico problema são as divagações, fora isso achei de boa
ExcluirEu estou vendo meu blog ali do lado, e isso me deixou com um sorrisão de Cheshire no rosto!
ResponderExcluirOi, chuchu. Embora meu histórico literários não tenha MUITOS clássicos, existem aqueles que eu idolatro. Alice no País das Maravilhas, por exemplo, é um clássico que mudou minha vida de maneiras inimagináveis. Outros dois que eu gosto muito são 1984 e Laranja Mecânica; achei que teria dificuldade com eles, mas se tronaram alguns dos meus livros favoritos!
Preciso confessar que, do seu post eu s´reconheço alguns por nomes, embora tenha vontade ler. Algo que eu meio "desencantada" é literatura clássica brasileira. Eu sei que tem história ótimas, que tiveram importância demais, mas eu acho tão chato haha. Tentei ler O Guarani, e, sorry, não consegui. Espero que um dia eu consiga parar de pensar assim.
Ah, no momento eu estou lendo Orgulho e Preconceito e, olha, não sou capaz de opinar ainda, embora os capítulos curtos facilitem a leitura :)
Beijos!
Literatura Brasileira tem uns bem carne de pescoço mesmo, e O Guarany é famoso por ser um deles. Mas tem outros mais tranquilos e mais legais também!
Excluir"O Corcunda de Notre Dame" é um livro super importante pra mim justamente porque a animação da Disney é meu filme favorito, desde a infância. Eu amo! Não podia ter deixado de ler, né...
ResponderExcluirRealmente não acho a leitura do Victor Hugo difícil, mas como é pesada, né! Não é algo pra ler num momento ruim da vida. E ainda assim o corcunda consegue ser mais leve ainda que "Os Miseráveis", hahaha!
Mas, assim como você, adoro um clássico. É por serem incríveis que grande parte deles são clássicos, afinal de contas!
Sim, é bem pesado... Os Miseráveis levei mais de ano para ler. Mas amei demais! Toca a gente de um tanto...
ExcluirConheço todas essas obras que vc citou, mas vc acredita que ainda não li nenhuma??? Vou dar mais uma pesquisada e ver se começo a ler algum desses para me atualizar nos clássicos.
ResponderExcluirBeijos,
Amanda
www.amandasoldi.com
Certeza que não vai se arrepender!
Excluir