Eu adoro dar diquinhas econômicas por aqui. Já falei de passeios baratos em São Paulo, já contei como faço para economizar nas compras de livros e mostrei também que dá para apoiar um autor independente sem gastar um centavo.
Se mesmo lendo os posts sobre como economizar na compra de livros e como ajudar um autor independente sem ter grana você ainda acredita que você não lê porque não tem dinheiro para isso, então você precisa clicar ali no "leia mais" para parar de dar essa desculpa.
Eu sei, a crise chegou para todo mundo. Não está fácil para ninguém. O pessoal está tendo que fazer um dia de 24 horas render por completo para conciliar dois empregos, faculdade e trabalho, casa e trabalho, enfim... Além disso tem aqueles que ficaram desempregados e correm feito loucos atrás de uma nova atividade que garanta ao menos a comida do mês. Com tudo isso fica realmente difícil pensarmos em leitura. Afinal nesses casos a leitura parece supérflua. Mas te garanto que não é.
É cientificamente comprovado que quem lê mais cria novas conexões no cérebro, deixando-o mais inteligente e reduzindo os riscos de lá na velhice ter doenças que comprometam a memória. Nesse caso, ser um leitor assíduo pode te ajudar a ter um melhor desempenho acadêmico, caso você estude. Ou até mesmo maior concentração no trabalho.
Além disso ler também nos tira da realidade. Em tempos de crise tem coisa melhor que ler uma bela fantasia para tirar da realidade, ou aqueles romances bem levinhos só para descansar a cabeça após um dia corrido?
Se agora você se convenceu que é importante manter os hábitos de leitura, então provavelmente quer saber como fazer para ler gastando muito pouco ou até mesmo nada.
1) A mais óbvia de todas nesses tempos modernos (e também a mais anti-ética): baixando PDF online. Tem sites como o Le Livros que disponibilizam gratuitamente obras literárias para download. Não quero entrar no âmbito de defender ou criticar a pirataria, até mesmo porque eu acredito na liberdade do acesso à cultura. Eu confesso que as vezes eu uso sim esse site (e vários outros com o mesmo fim) porque nem sempre posso comprar um livro. Ou porque muitas vezes tenho pressa para determinada leitura e não quero esperar uma promoção para comprar, ou não tenho ainda aquele interesse em ter determinado livro na estante. Claro que depois da leitura muitas vezes eu coloco o dito cujo na lista de desejados. E se você está lendo esse post com certeza tem acesso a algum meio que possibilite a leitura de artigos digitais.
2) A segunda mais óbvia: biblioteca. Quase toda cidade tem uma biblioteca. Dependendo de onde você mora pode ser uma biblioteca maior ou menor, com acervo variado ou com poucas obras. Para quem estuda, biblioteca é uma baita facilidade! Eu comecei minha vida de leitora na biblioteca da minha escola do Ensino Fundamental. Era bem pequenininha, um quartinho escuro, com pouquíssimos livros, que eu fiz questão de devorá-los um a um. Foi na biblioteca de uma outra escola que tive contato com Kafka e com Agatha Christie. Infelizmente nessa o acervo não era livre e voc~e precisava solicitar os livros para a bibliotecária. Aqui na minha cidade a biblioteca municipal é muito rica, além de ser maravilhosa. Você pode ir pegando um livro por vez, renovando (hoje em dia muitas renovam pela internet) e quando terminar a leitura devolver e pegar outro. Isso cria um vínculo com a comunidade e estimula a literatura gratuita e livre.
3)Se você acha que, por ter uma vida corrida e cheia de compromissos, você não tem tempo para ler, saiba que os melhores lugares para fazer uma leitura render são ônibus e filas. Sinceramente todo mundo tem aqueles 5 minutos no dia. Aprendi no projeto que estou participando (clique aqui para conhecer o Lindas Reconecte-se) que se nos propusermos uma meta muito grande as chances de falhas são enormes, mas se nos comprometermos com micro metas com certeza as atingiremos (e depois de atingir a meta a gente dobra a meta). Dessa forma, não se proponha a ler um capítulo por dia, ou um livro por semana, mas a ler duas páginas antes de dormir, por exemplo. Se já é alguém apaixonado pela literatura, provavelmente lerá bem mais que duas.
4)Domínio público! Eu contei aqui como faz para ter acesso a essas obras. O melhor do domínio público é saber que as obras são legalizadas e então você não estará cometendo pirataria. Hoje em dia é bem fácil encontrar obras em domínio público. Ah, se for uma obra internacional que tenha tradução recente essa tradução não conta como domínio público, ok?
5)Whattpad, Amazon, Saraiva e afins. O Whattpad permite que você leia obras que ainda estão em processo de escrita, postadas pelos próprios autores. É uma boa forma de conhecer e incentivar a literatura nacional independente. Muitos autores parceiros do Check-in Virtual começaram por essa plataforma. Já a Amazon e outras livrarias online disponibilizam alguns e-books gratuitos para download no aplicativo deles. Vou usar o exemplo da Amazon: Você não precisa ter um aparelho Kindle, basta instalar o app no seu celular ou no computador (acho que nesse caso você faria a leitura online) e buscar no site deles os livros que estão gratuitos. A Amazon tem uma infinidade! Dá para fazer a festa e até mesmo participar do Lendo em Inglês, olha só!
6) Tenha um amigo (a) bookaholic e torça para que ele (a) seja do tipo que empresta livros! Sim, também já li muito dessa forma. O legal é criar uma rede de amigos, um vai emprestando para o outro... Vivo fazendo isso! Empresto, pego emprestado... O melhor de tudo é conversar sobre o livro.
Está vendo como falta de dinheiro (e até mesmo de tempo) não é desculpa? Tem muitas formas de ler de graça. Existe sim literatura livre, é só procurar. Agora vamos colocar essas dicas em prática, porque "um livro custa 40 reais, não leio porque não posso comprar" não cola mais. Compartilhe essas dicas com aquele (a) amigo (a) que vive dando desculpa para não ler. E me conte aqui nos comentários se você conhece mais alguma forma de ler de graça, que eu quero saber!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!