29.11.16

O curso de Letras: Da graduação ao mercado de trabalho





Olá, leitores e leitoras do Check-in virtual, tudo bem? Me chamo Hel e fui gentilmente convidada pela Lívia para escrever um singelo texto sobre o curso de Letras, o qual estou concluindo nesse semestre. Espero que gostem do material que preparei, e caso ainda tenham alguma dúvida sobre algum tema que não tenha sido abordado, sintam-se à vontade para perguntar!

Sobre o curso de Letras


Primeiramente, há que se dizer que o curso de Letras possui duas modalidades diferentes: a Licenciatura e o bacharel. O licenciado se torna, via de regra, professor; Já o bacharel, via de regra, tradutor. É claro que há outros caminhos a serem seguidos, mas a base desses dois cursos são essas.

Como eu estou me formando em Licenciatura com habilitação em Português e Inglês, vou falar sobre essa grade, ok?

O licenciado em Letras tem uma formação baseada no ensino de Línguas e Literatura, no meu caso língua portuguesa, inglesa e suas respectivas literaturas. Muitas áreas do conhecimento são estudadas dentro dessas grandes áreas, como a Linguística, a Didática, Metodologias de Ensino (porque precisamos saber ensinar o que aprendemos na graduação) entre outras.

Muita gente que optou por Letras, o fez por amar Literatura, o que, em parte, também foi o meu caso, e isso é muito comum. Mas é importante frisar que além da Literatura, há os conteúdos da Teoria Literária que são abordados dentro desse curso, e que muita gente acaba considerando chato, eu, particularmente, amei. Outro conteúdo um pouco impopular é a Linguística, que eu comecei a amar somente nos últimos semestres da graduação, e que vai discutir a língua em seus mais variados aspectos, entre eles a semântica, a pragmática, a Análise do Discurso (AD), a gramática etc. Sobre gramática, muita gente acha que essa é a base fundamental dos cursos de Letras. Ledo engano. Saber gramática é necessário para ser um professor de línguas, mas esse é apensa UM dos aspectos da língua. O professor de língua precisa ensinar seus alunos a serem competentes linguisticamente, e não serem maquininhas que decoram regras gramaticais, onde está o sujeito, que tipo de oração é etc. Ser competente linguisticamente não significa só saber a estrutura da língua, mas, também, saber escrever um bom texto, coerente e coeso, saber ler e interpretar e usar a língua nas mais variadas situações do cotidiano. Infelizmente, não é isso o que vemos nas escolas. Muitos professores ainda insistem em ensinar gramática pura.

O meu curso teve duração de quatro anos, o que eu acho suficiente para formar um bom professor. Além das matérias teóricas, o graduando em Letras precisa fazer os estágios, que é o momento em que colocamos tudo que aprendemos na prática, em sala de aula com alunos da Educação Básica. As minhas experiências com os estágios foram muito proveitosas, não só pelo retorno dos alunos, como também dos professores da universidade.





Sobre o mercado de trabalho


É consenso que os professores são desvalorizados, não só pelo sistema educacional como pelos próprios alunos. Mas nem tudo é negatividade na carreira de um professor. Como eu ainda não trabalho na área, não posso afirmar nada baseada em minha experiência, mas eu vejo muitos colegas que, apesar de reconhecerem que há momentos de estresse, amam a profissão. Cá entre nós, qual é a profissão que só tem momentos bons, né non?

É importante lembrar que o professor não trabalha só em sala de aula, mas, também, em casa, quando faz os planos de aula, corrige provas, produções textuais e trabalhos, além das leituras que precisa fazer para se manter sempre atualizado, já que, como sabemos - ou deveríamos todos saber - a língua é um organismo vivo e que muda constantemente.

Por fim, acho que fica válido eu comentar sobre a profissão do revisor, que é um dos caminhos possíveis para aqueles que fazem Letras e não se sentem à vontade para dar aulas. Eu trabalho com revisão desde mais ou menos a metade do curso de Letras. Como estudamos bem a estrutura da língua, é comum que saibamos reconhecer erros de grafia nos textos, por isso, é comum as pessoas me consultarem quando vão escrever pedindo dicas sobre os mais variados assuntos: crase, vírgula, concordância etc. Particularmente, me agrada mais a ideia de ser revisora do que ser professora, embora a revisão seja um trabalho muito mais solitário e pacato.

Enfim, espero que não tenha passado nenhum detalhe importante. Essas são as minhas considerações baseadas na minha experiência enquanto aluna de um curso de Letras com dupla habilitação, presencial em uma universidade comunitária.

Beijinhos, Hel.


Pessoal, esse post foi escrito pela minha amiga Helena Machado do blog Leituras e Gatices. Sintam-se a vontade para conhecer o blog dela que é um amorzinho 😸

6 comentários:

  1. Adoreeei! Letras era uma das minhas opções de curso, também por gostar da literatura, mas confesso que imaginar a "vida de professor" me desestimulou, e eu nem sabia que Letras tinha bacharelado... Mas acho que o Jornalismo foi a escolha certa mesmo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sabe que nunca considerei Letras por pensar que só formava professores? Você tem cara de jornalista mesmo!!

      Excluir
  2. Olá, Líva! Olá, Hel!
    Adorei o post! Clareou muito mais a minha mente sobre os mitos e verdades do curso.
    Confesso que passaria longe desse curso hahaha com certeza não é minha área, mas achei muito interessante saber como é o curso por dentro.
    Bjs!

    -Ricardo, Blog Lapso de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Ricardo! É bom quando um post clareia a nossa mente e desmitifica muitas coisas. Também não é bem a minha área, mas confesso que achei interessante!

      Excluir
  3. Oláá! Tudo bem?
    Ah, eu não sabia dessas duas opções.. já até pensei em fazer letras por causa da minha paixão pela literatura e por querer ser escritora. Mas depois pensei em fazer jornalismo.. E acabei fazendo engenharia, tudo a ver né? hehe

    Seguindo aqui!
    beeijo
    http://lecaferouge.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está parecendo eu que queria música, mas gostava de engenharia aeronáutica e hoje faz medicina! Você não está sozinha no vale dos indecisos!
      Beijos, seja bem vinda a bordo!!

      Excluir

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por