21.5.20

Os escritores da Região Centro-Oeste | Estados Literários


O Centro-Oeste é uma região brasileira muito extensa e cheia de belezas naturais. Tem uma diversidade enorme de paisagens, culinária maravilhosa e também tem Literatura!
Eu confesso que enquanto preparava esse post percebi que não conhecia boa parte dos autores citados. Então se você for escritor(a) da Região Centro-Oeste por favor, me deixe um comentário aqui embaixo que vou adorar conhecer a sua obra!

DEMAIS POSTS DESTE PROJETO:
APRESENTAÇÃO
NORTE
NORDESTE
SUDESTE
SUL

MATO GROSSO

  • Manoel de Barros: Foi um poeta cuiabano do pós-modernismo, vencedor de diversos prêmios literários, sendo um dos mais aclamados poetas modernos de nosso país (foi considerado o maior poeta vivo por ninguém menos que Carlos Drummond de Andrade). Escreveu "Livro sobre o Nada", "O Guardador de Águas", dentre muitos outros. Teve livros publicados em Portugal, Espanha, França e Estados Unidos. Faleceu em 2014, aos 97 anos. 
  • Francisco de Aquino Correia: O autor foi o primeiro mato-grossense a ocupar uma cadeira na Academia Brasileira de Letras. Além de escritor, foi também arcebispo de Cuiabá e governador de Mato Grosso, indicado por Venceslau Brás. Foi ele quem tomou a iniciativa de fundar a Academia Mato-grossense de Letras e o Instituto Histórico e Geográfico de Mato Grosso. Faleceu em 1956, ao 70 anos. Obras: A Flor d'aleluia, Nova et vetera. 
  • Ryane Leão: A escritora best-seller tem mais de 500 mil seguidores em seu Instagram e publica seus textos por lá. Começou publicando seus poemas em lambe-lambes, até que foi descoberta por uma editora. A autora é militante do movimento feminista negro e  e procura fazer com que todas as mulheres se sintam representadas em suas obras. Além disso, também é professora e tem uma escola de inglês com mensalidades baixas, voltadas para mulheres pretas e com foco na cultura afro. Obras: Tudo nela brilha e queima, Jamais peço desculpas por me derramar.

MATO GROSSO DO SUL

  • Guimarães Rocha: Membro da Academia Sul Mato-grossense de Letras, é escritor, poeta, professor e policial militar. Escreve poesias, biografias e também compõe canções sertanejas. Obras: Mundo Mundano, Dante Vive.  
  • Douglas Diegues: Poeta de vanguarda e pesquisador da poesia dos povos indígenas. A linguagem utilizada em suas obras é chamada pelo próprio autor de "Portunhol Selvagem" e representa uma mistura do português, castelhano e guarani. Obras: Dá gusto andar desnudo por estas selvas, La Camaleoa.
  • Maria da Glória Sá Rosa: Foi uma professora, pioneira no ensino de Campo Grande. A escritora ocupava uma cadeira na Academia Sul Mato-grossense de Letras. Lecionou Literatura na UFMS e faleceu em 2020 aos 88 anos. Obras: Estudo sobre Guimarães Rosa, Crônicas de Fim de Século. 

GOIÁS

  • Cora Coralina: Foi uma importante contista e poetisa, sendo considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras. Cora teve seu primeiro livro publicado apenas aos 76 anos, embora tenha começado a escrever e publicar seus contos aos 14 anos em jornais de Goiânia. Recebeu o título Doutor Honoris Causa da UFG e o prêmio Juca Pato da União Brasileira dos Escritores. Faleceu em 1985, aos 95 anos. Obras: Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais, Estórias da Casa Velha da Ponte
  • Bernardo Élis: Foi o primeiro e único goiano a entrar para a Academia Brasileira de Letras. Foi poeta, romantista e contista, além de atuar também como professor e advogado. Recebeu diversos prêmios literários, inclusive um Jabuti. Sua obra O Tronco foi adaptada para o cinema. Faleceu em 1997 aos 82 anos.  Obras: Ermos e Gerais: Contos Goianos, Primeira Chuva
  • Gilberto Mendonça Teles: Poeta e crítico literário, é conhecido tanto pela composição poética quanto pelos estudos sobre modernismo e vanguarda na poesia. Também atuou como professor de Literatura na PUC-Rio. Foi agraciado com o prêmio Machado de Assis pelo conjunto de sua obra e também o prêmio Juca Pato. Obras: Alvorada, Estrela D'Alva

DISTRITO FEDERAL

  • Renato Russo: Muito mais conhecido pelas composições e por ser vocalista da banda Legião Urbana, Renato Russo também publicou livros. Foi cantor e compositor, e embora não fosse natural de Brasília, viveu e cantou sobre o Distrito Federal. Faleceu em 1996 aos 36 anos. Obras: Só por hoje e para sempre, 42nd Street Band: Romance de uma banda imaginária
  • Manuela Castro: A jornalista de Brasília lançou recentemente o seu primeiro livro reportagem sobre colônias de leprosos no Brasil. Obra: A Praga
  • Patrícia Baikal: Advogada e autora de "Mulher com Brânquias", que foi bastante divulgado (e elogiado) pelos booktubers. Também escreveu "Mariposa". Sua obra foi publicada de forma independente. 
E assim encerro essa primeira fase do projeto. Eu adorei produzir e pesquisar sobre escritores de cada estado e conhecer mais sobre a literatura brasileira. 
Nessa primeira fase queria apresentar autores que carregassem o nome de seu estado. Vivos ou mortos. Muitos já considerados clássicos. Infelizmente, a desigualdade de produção literária em nosso país é muito grande e não pude cumprir como queria. Passei então a querer divulgar apenas autores que eu pudesse encontrar por mecanismos de busca, como Google e Wikipedia (escritores, vamos deixar a vergonha de lado e criar uma página com o nominho de vocês na Wikipédia, teria facilitado meu trabalho). 
Para a segunda fase do projeto, quero contar com a colaboração de VOCÊ, que escreve livros! Pode publicar da forma que for! Pode ter 1 ou 1000 leitores. Basta que escreva. 
Me mande um e-mail para checkinvirtual@gmail.com  me contando um pouquinho sobre você: onde mora, onde nasceu (e de onde se considera - da cidade de nascimento ou da cidade onde vive ou nenhuma), o que escreve, o nome da sua obra, uma foto, enfim... Quero montar uma parte 2 desse projeto, fazer um mapinha como esses, com os nomes e as fotinhos de vocês!
Divulgar a Literatura Nacional é uma missão que tenho com esse humilde bloguinho e quero cumpri-la!

Até a próxima!

ACOMPANHE O BLOG NAS REDES SOCIAIS

Instagram (@checkinvirtual)

2 comentários:

  1. A dificuldade que você teve foi mais ou menos a dificuldade que eu tive quando comecei a minha pesquisa do TCC. Sobre as autoras goianas que me indicaram, eu encontrava muito pouca informação, e nada foi fácil de achar. A Larissa Mundim e a Cássia Fernandes são duas referências daqui de Goiás. A Larissa fundou uma editora, e NegaLilu, e é mais fácil de achar informação sobre ela. De Brasília, eu conheço outra escritora que é a Bárbara Morais. Ela é autora de "Ilha dos Dissidentes", que é o primeiro livro de uma série, de distopia, eu acho. Mas não sei se é tão fácil assim encontrar informação sobre ela, se ela tem um site, etc.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, eu deveria ter te perguntado antes de realizar esse post. Esqueci completamente que este foi o tema do seu TCC. Quis encontrar ao máximo por conta própria e pude perceber o quanto a Literatura do Centro-Oeste é pouco divulgada.

      Excluir

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por