Leitor que é leitor já passou por muito perrengue literário! Quem nunca foi para a aula ou trabalho com uma olheira do tamanho do mundo porque leu até de madrugada? Quem nunca ficou de coração partido ao perceber que arrebentou a lombada daquela edição linda?
Passei por um perrengue feio na minha mudança de Balsas - MA para Jundiaí-SP. Como eu fui antes, com a minha mãe e a minha irmã logo após o fim das aulas, não tive tempo de encaixotar nada. Meu querido e amado pai disse que iria contratar uma empresa de mudança, que eles fariam todo o serviço. Contudo, o ilustríssimo e inteligentíssimo senhor meu pai resolveu fazer as coisas do jeito dele: em pleno mês de janeiro, meus livros foram colocados em uma caixa de papelão qualquer na caçamba de uma caminhonete, junto com milhares de outras coisas, sem lona nenhuma e eles pegaram muita chuva na estrada. Resultado? Os pobres coitados ficaram encharcados e passaram semanas na varanda minúscula do apartamento para secar. Meus exemplares de Percy Jackson estão detonados. Algumas apostilas escolares não conseguiram ser salvas, assim como alguns livros infantis. Foi muita tristeza para meu pobre coração.
Já passei por vários outros ao ler durante a aula e levar bronca do professor na frente de todo mundo. Ou por quase perder o ponto porque estava lendo.
Mas um perrengue que me fez passar uma vergonha danada foi quando peguei Gabriela, Cravo e Canela emprestado de uma amiga no cursinho pois era leitura obrigatória para um dos infinitos vestibulares que eu iria prestar. Eu queria economizar os 40 reais que custaria o livro, e ela estava com ele meio encalhado, novinho, nunca tinha lido. Tinha sido presente. Pensa na responsabilidade! Aí eu estava lendo, com o maior cuidado do mundo e deixei o livro em cima da cama para ir beber água. Minha gata (que era neném na época) fez questão de deixar a marca dos dentinhos dela na capa. Resultado: Tive que explicar a situação e ainda gastei os 40 reais que queria economizar.
Mas não sou a única que paga mico e chora nessa vida de leitora! Eu deixei a pergunta no Instagram e vocês me contaram vários perrengues literários! Selecionei alguns aqui. Aproveita e clica nos @ que deixei e vai dar uma moral para esse tanto de leitora linda que compartilhou as experiências!
@homeopatialiteraria nos define bem:
"Muito livro, pouca vida"
A @eujoicisouza comentou:
"Hahahaha, olha, que lembre eu estava lendo e tomando chá e simplesmente “errei a boca”, derramei tudo em cima de mim, ainda bem que não tava quente "
@_literato fez chorar com seus perrengues:
"Já deixei cair livro na minha cara, já fechei na página antes de marcar onde tava (quem nunca?), já tava doida pra marcar quotes e não tinha post-it perto... Mas o pior de todos foi no dia que levei um livro (capa dura, lindo) pra ler na praia e na volta minha mãe colocou uma garrafa d'água (que não estava bem fechada) na mesma bolsa que o livro. Resultado: molhou todo e até hoje o livro tem marcas desse trágico episódio kkkkkkk"
@lethyciadias_ é a rainha das trapalhadas com livros. Se houver um Friends literário, a vaga é todinha dela:
"Já esqueci um livro em cima do caixa eletrônico de um shopping. Eu já tinha entrado na estação do ônibus (no Eixão aqui em Goiânia a gente paga pra entrar no ponto ou terminal) pra ir pra casa quando lembrei, tive que sair, voltar no shopping correndo desesperada. O livro ainda tava lá. Depois paguei outra passagem.
E teve o livro que eu esqueci na copiadora da faculdade. Fiz postagem em grupo no Facebook e no whatsapp, pedi pra páginas divulgarem, e nada. Acabei fazendo um cartaz de "perdido" e deixando na copiadora. Quando ia completar duas semanas da perda, uma pessoa me mandou mensagem pra devolver. Acho que a pessoa quis ler antes 😅 e de alguma forma, essa pessoa descobriu meu número de matrícula, porque o livro voltou com o número anotado na parte de dentro, onde eu tinha escrito meu nome"
A @magiaentrelinhas não quer ser deixada para trás pela Leth e está competindo aqui nos perrengues!
"O carteiro jogou meu livro no chão ma parte do vizinho em dia de chuva ... era um livro de capa dura... amassou o cantinho... já deixei o o livro cair na cara enquanto lia... e o celular também 😅... já marquei pagina ate com fio de cabelo. Já tive q andar duas quadras pq passei do ponto q tinha q descer... já paguei muito mico tentando ver a capa do livro alheio... ou de chegar a parar os outros e perguntar se podia ver qual era o livro... tinha o costume de ler e-books na rua andando e dei de cara num poste 🤣 e por pouco já quase caí num bueiro aberto... fora o famoso emprestei e não devolveu 😒😒"
A @louiserqueiroz mostra que é atualizada nos perrengues e tinha um da própria segunda-feira:
"aconteceu um hoje. Quase morri kkkkkkkkkk. Eu tava lendo... Aí sai da porque onde estava, eu não percebi que meu ônibus estava passando, tive que correr atrás dele kkkkkkkkkk"
Para fechar, a @livrosaofilhos me define com perrengues dignos de quem é bem estabanada e vive "machucando" livros sem querer!
"Perrengue é o que não falta. Já chorei de soluçar dentro do ônibus lendo Convergente e o povo ficou me olhando. Já tentei ler escondendo a capa de 50 Tons no ônibus( mas não deu muito certo e ficaram me olhando feio). Já amassei a capa de mais de um livro pra tirar foto pro Instagram( e tudo sem querer) não era pose nem nada, caiu tudo mesmo. Já "risquei" de esmalte as páginas de um livro emprestado 😭 não pq eu quis, é que quando se está com esmalte ele sai sozinho nas folhas."
Compre um Kindle e livre-se do perrengue de carregar peso por aí! Aproveita e assina o Kindle Unlimited e por R$ 19,90 por mês você tem uma quantidade gigantesca de livros para ler em qualquer dispostivo Kindle! Faça o teste e ganhe 30 dias grátis!via GIPHY
Agora me conta aqui: qual foi o seu maior perrengue literário?
Todo ano eu atualizo as estatísticas do blog e quero saber o que você está achando dele. Você pode tirar um minutinho do seu dia para responder este formulário?
Pesquisa de público - Check-in Virtual
ACOMPANHE O BLOG NAS REDES SOCIAIS
Instagram (@liviamsantana_)
Quer ter a liberdade de ouvir seu livro favorito em qualquer lugar? Conheça a Ubook e faça seu teste de 7 dias gratuitos!
Aiiii! Já comi chocolate e manchei as páginas, nunca mais como algo lendo livro kkkkkkk
ResponderExcluirOii! :)
ResponderExcluirMenina, adorei esse post! Ri um bocado com algumas situações, mas entendo bem! haha Dar de cara com um poste é quase rotina para mim e riscar a página com o esmalte da mão também, rs. Mas sou dessas que lê algo engraçado e ri escandalosamente... Ou choro lendo alguma história triste.
Beijos