20.3.19

Como não gastar demais com livros



Sou frequentadora assídua de grupos de leitores. Também acompanho vários Instagrans literários. E o que eu mais vejo é book haul após a promoção X ou links de livros em promoção. Vejo também muita gente esperar ansiosamente por algumas datas em que são comuns as lojas fazerem ofertas para fazer a sua compra de livros. Mas afinal, você está mesmo economizando ao comprar nessas promoções?

Tudo pela metade do dobro

Fique muito esperto com essas promoções! Elas podem ser sorrateiras. Ou você pode ser ingênuo o bastante para cair nas armadilhas. Se você sabe que, por exemplo, na Black Friday (que acontece em novembro) os preços supostamente caem, então em setembro você vai monitorar os preços. Tira um dia por semana, ou pega uns momentos aleatórios, procura tudo o que você quer comprar e anote os preços. No dia da famigerada promoção você vai saber se está pagando muito barato ou se estão tentando te enganar. 

As três perguntas mágicas

Eu quero? Eu preciso? Eu posso? Repita essas perguntas, com suas respectivas respostas, toda vez que você quiser comprar um livro. Querer você sempre quer. Mas o quanto você quer aquele lançamento? E precisar? Sua estante está cheia de livros não lidos? Você vai ler agora? Esse livro faz parte da sua lista de desejos? Você pode comprar? Tem um dinheiro que separa todos os meses para isso? Ou está na pindaíba mas quer mesmo assim? Se você responder não para alguma dessas perguntas, desista da compra imediatamente! Pense que você pode investir o dinheiro que economizou para comprar um livro mais caro que está na sua lista há tempos. 

Você também poderá gostar de:

Estourei o cartão de crédito. De novo.

Você já parou para colocar em si mesmo um limite mensal de gastos com livros? Vale até acumular para comprar tudo junto naquela promoção (que você já sabe que vale a pena) e pagar um frete só. Separe durante os meses quantias específicas para gastos com todos os setores da sua vida. E caso resolva juntar o dinheiro dos livros, opte por investir em algum lugar que traga rendimentos (por exemplo, tesouro SELIC). Não guarda no porquinho, não... E fique esperto! Se você acumulou 100 reais para gastar com livros, a compra tem que ser de no máximo 100 reais com o frete! Não se autossabote. Se a promoção for imperdível, retire aquele que você menos quer do carrinho. 

Isso me faz feliz?

Por quanto tempo aquela edição de luxo caríssima vai te satisfazer? Será que par você os 60 reais que ela custa serão um bom investimento? É sempre bom ter isso em mente. Não é porque a booktuber famosinha recebeu aquele livro de encher os olhos que você precisa ter. Agora supomos que você é um grande fã de Alice no País das Maravilhas. É claro que você vai querer uma edição toda chiquetosa para a sua estante. Isso vai te fazer feliz por muito tempo após a compra. Agora se é só um livro que você curtiu a capa, por que vai gastar seu rico dinheirinho com isso? Você vai ser feliz só enquanto abre o pacote e coloca o livro na estante naquele lugar especial. Pode ser que não abra o livro tão cedo. Neste caso não é melhor deixar para comprar uma edição mais simplezinha já que só quer o conteúdo? Ou melhor, comprar só quando ele sair da caixa direto para as sua pilha de leituras iniciadas?

A pilha de não lidos só aumenta

Da próxima vez que você encontrar uma promoção pense na sua estante e naqueles livros que ainda não leu. Eu recomendo deixar todos juntos para que enxergue melhor o tamanho do estrago. Tente diminuir essa pilha antes de comprar novos livros. Dê uma chance para aqueles livros que você comprou por impulso e ainda não leu. E se não tiver mais interesse algum neles, que tal vender, trocar ou doar? 

Já tem o orçamento para livros esse mês? Está precisando de algum em específico?

Então aproveite os links e cupons que separei aqui para você! Eu te dei dicas valiosíssimas neste blog e preciso comprar livros para resenhar para você! Usando estes links e cupons você garante que uma parte do valor da sua compra venha para o Check-in Virtual. Também separei uns livros sobre educação financeira. 
Aproveita e manda esse post para todos os seus amigos leitores e compartilhe nas redes sociais! Educação financeira é bom para todo mundo (fora que as dicas daqui podem se aplicar a qualquer hobbie). 


Todo ano eu atualizo as estatísticas do blog e quero saber o que você está achando dele. Você pode tirar um minutinho do seu dia para responder este formulário?
Pesquisa de público - Check-in Virtual

ACOMPANHE O BLOG NAS REDES SOCIAIS


Instagram (@liviamsantana_)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por