Depois do post "Não leio porque não tenho dinheiro", vim aqui desmitificar a falta de tempo para ler.
Leia esse post até o fim e largue correndo o celular ou computador e abra um livro!
Se você chegou até aqui ou está muito desesperado porque quer ler e não consegue, a ponto de jogar no Google tal aflição ou então estava procrastinando por aí, o que é uma realidade de grande parte dos leitores do Check-in Virtual. E sim, a verdade dói. Você tem tempo para ler. Mas prefere gastá-lo com outras coisas ou precisa de uma desculpa para usar de muletas.
Sabe aqueles 2 minutos que sobram pela manhã, um dia ou outro na vida? Você já tomou café da manhã, tomou banho, escovou os dentes mas ainda está cedo para sair. O que você faz? Algum serviço de casa? Fica enrolando, pensando na morte da bezerra? Sai mais cedo mesmo? Ou vai conferir as redes sociais? Sim, esses dois minutos podem ser uma página do livro que você quer terminar. Vamos fazer as contas? Em um dia você gasta 2 minutos por página. Em um ano você já leu 365 páginas, o que pode ser um livro inteiro apenas com aquele tempinho que você provavelmente estaria enrolando. Tempinho este que corresponde a 730 minutos, ou 12 horas e 10 minutos perdidos. Agora pense no tanto de tempo que perde todos os dias... Muita coisa.
Agora você percebeu que chegou mais cedo no trabalho, faculdade, escola, enfim... Vai gastar seu pacote de dados para não ver absolutamente nada de útil no facebook? (Mentira, talvez você tenha visto esse post por lá). Não!! Pegue seu amigo livro e viva mais um pouquinho daquela história incrível que estava lendo.
A leitura nada mais é que um hábito. Você deixa de escovar os dentes? De tomar banho? São atividades que por mais cansado, ou por mais atarefado que esteja você vai arrumar nem que forem 5 para elas. Porque você cultivou o hábito. Faz isso todos os dias por tanto tempo que até se sente mal quando não faz. Com a leitura é a mesma coisa. Leia nem que for uma página por dia. Aos poucos vai aumentando essa meta.
No processo de coaching que estou participando aprendi sobre os mini-hábitos. São metas tão pequenas que é quase impossível se frustrar por não cumpri-las. Eu sei que muita gente se propõe metas de leitura muito amplas. Eu fiz e faço isso também. Se propor um capítulo por dia, ou um livro por semana. Mas cada livro demanda um ritmo de leitura. E há livros com os mais diversos tamanhos. Em vez disso, se proponha a uma página por dia que com certeza não irá se frustrar. E possivelmente "ao atingir a meta vai dobrar a meta".
Eu posso me propor a ler um livro da Agatha Christie ou do Harlan Coben em uma semana. É possível. São livros relativamente curtos e de leitura rápida. Se eu estiver com uma rotina menos atarefada é possível que os termine no mesmo dia ou no máximo em dois como já aconteceu. Mas não posso propor a mesma meta para ler um livro do José de Alencar. Você se imagina sentando no ônibus para voltar para casa e lendo meio Iracema? É uma linguagem mais complexa, uma narrativa mais arrastada, e muitas vezes com significados mais profundos. É impossível terminar Os Miseráveis em uma semana. Ao não ser que você não faça mais nada nesse período. Mas você consegue descobrir quem é o assassino em um livro de suspense nesse tempo. Isso porque existem livros feitos para serem degustados e outros para serem devorados.
Então não se frustre se demora para ler. Pense na qualidade da leitura e no tipo de literatura que consome.
Aqui vão algumas dicas de como pode aproveitar o tempo para ler mais:
- Leia nos pequenos intervalos de tempo que te sobram.Mesmo que seja enquanto a comida não fica pronta (cuidado para não queimar hein! Comida é sagrado, não pode desperdiçar).
- Leve um livro com você toda vez que for ao banco, lotérica, consultório médico. Essas atividades sempre requerem um bom tempo de espera e você não é obrigado a ler uma Caras de 2015 para acabar com o tédio.
- Estabeleça um período por dia para ler. Seja 5 minutos antes de dormir, aquela meia hora que sobra depois do almoço antes de voltar para as suas atividades
- Está passando alguma coisa desinteressante na TV? Desligue e vá ler um livro. Muitas vezes eu levo o livro para a frente da TV. Isso funciona se você for uma pessoa multitarefas. Fique lendo, quando ouvir algo que te interesse assista e depois retome a leitura.
- Pega transporte público? Por que não aproveitar esse período para ler? Se não consegue ler em movimento pode optar por um audiobook ou ler durante as esperas.
- Vai ao banheiro? Aproveite esse momento de intimidade para colocar a leitura em dia.
- Tenha algum aplicativo de leitura no celular. iBooks, Kindle, Lev... Você vai estar sempre com o seu celular por perto e também com algum livro te esperando por lá. Quando quiser ficar mexendo no celular por mexer abra o aplicativo e leia.
- Reveja o tempo que você gasta nas redes sociais. Rolou o Facebook, curtiu tudo o que estava aparecendo no Instagram? É a hora de abrir seu app de leitura e fazer alguma coisa mais útil.
- Professor atrasou? Pegue um livro. Está estudando e a mão está doendo de tanto fazer resumo? Pegue um livro para descansar. Está cansado, se sentindo de saco cheio? Corre abrir o livro!!
- Tire um período para fazer o que gosta. Estou considerando que você goste de ler. Não use essa dica como o período diário que falei ali acima, na dica 3, mas como um tempo que você vai tirar para relaxar. Dedique algumas horas do seu final de semana a isso, ou um feriado prolongado... Tenha seu período de lazer. E a leitura se enquadra como diversão.
Foi seguindo essas dicas que restabeleci meu ritmo de leitura. Eu sempre fui uma pessoa que ama ler e que lia muito rápido. Mas chegando no terceiro ano do Ensino Médio me apoiei na desculpa que não tinha tempo para ler. E sentia falta disso. Passei os dois anos de cursinho lendo muito pouco, e priorizando leituras obrigatórias para o vestibular.
Eu me sentia culpada por estar lendo em vez de estudar. E a gente não precisa se culpar. Momentos de lazer são fundamentais até mesmo para melhorar o aprendizado. Depois de demorar um semestre inteiro de faculdade para ler O Mágico de Oz (para quem não sabe, é um livro bem curtinho) percebi que tinha algo errado. Me dispus a ler no ônibus, ler no intervalo, li bastante nas férias...
Foi quando criei o Check-in Virtual, depois de ler O Sol é Para Todos e perceber que havia esquecido o quanto amava ler, e quanta leitura estava perdendo com desculpas estúpidas. O blog me incentiva a ler mais, mas mesmo que não o tivesse, eu aprendi a lição. Aprendi que é possível ler mesmo com a rotina puxada (tudo bem que tem dias que o cansaço bate tão forte que qualquer atividade intelectual é descartada), que conseguia achar brechas no meu tempo para ler nem que fossem duas páginas. E começar o dia com leitura não tem preço. Parece que o meu dia rende mais.
Leio no ônibus nem que forem por cinco minutos antes de morrer de sono. E na volta a leitura sempre rende mais. Leio na sala de aula porque chego mais cedo, leio em pequenos intervalos, leio antes de dormir. E depois de criado o hábito é mais difícil não pegar no livro do que simplesmente ler algumas páginas.
Espero que esse post tenha servido de inspiração, e que plante em você a sementinha da mudança. Que você perceba o quanto antes que está deixando de lado uma atividade extremamente prazerosa por achar que não tem tempo. E cá entre nós, você não precisa ler a quantidade de livros que os grandes booktubers leem. Leia no seu ritmo, o quanto você achar que está confortável. E logo vai perceber tempo de sobra para a leitura!
Que legal! Eu ando procurando mesmo alguns jeitinhos de restabelecer meu hábito de leitura, sempre li demais e agora ando meio paradona mesmo quando tenho tempo de sobra. No momento estou estudando por conta própria e aí vem aquela coisa de culpa e tal, to tentando encaixar a leitura nos meus intervalos do pomodoro e até quando as páginas da internet estão carregando. Esses dias me peguei lendo enquanto minha Sim (do TS4) estava dormindo e no trabalho hahaha To adorando perceber que consigo encaixar algumas páginas tão gostosas e ainda continuar com a minha rotina normal. Beijo!
ResponderExcluirRay e os Dezoito
Ray!! Amei essas dicas de ir lendo enquanto carrega! Já fiz isso hoje hahaha Tenta pensar que você precisa de um tempo só seu, mesmo estudando por conta. Sei que é difícil, mas faz bem para a saúde mental também.
ExcluirJá falei que amo o nome do seu blog?
Beijão!
Eu amei esse post, Lívia! Muito obrigada por compartilhar com a gente. Gostei das dicas e vou aplicar elas.
ResponderExcluirHoje em dia eu tenho usado essa desculpa de não tenho tempo pra ler, mas é aquela coisa, se a gente quer de verdade, a gente dá um jeitinho! Essa de ler no ônibus é o que eu tô fazendo agora. Quando vou sentada, abro o livro e volto a minha leitura, nem que seja um capítulo, já faz diferença, né??? =)
Beijos, quebrarosilencio.blogspot.com ❥
Fico feliz que tenha gostado! Faz muita diferença. É bom que dá tempo da história ir pegando a gente e aí queremos ler mais e mais.
ExcluirBeijos, seja bem vinda a bordo!