1.6.16

Diário de Leitura: Alice no País das Maravilhas



Pessoal, desculpem-me pelo atraso. Tive alguns imprevistos e não pude postar o diário de leitura na data combinada. Mas claro que não iria deixá-los sem o diário (mesmo já tendo terminado o primeiro livro), então vamos conversar um pouco sobre a primeira metade de Alice no País das Maravilhas.
O livro começa com uma Alice sonolenta, que encontra um coelho branco apressado e resolve persegui-lo pela campina onde está. Nesta correria, Alice acaba caindo num buraco que parece sem fim e vai vendo muitas coisas passando por ela.
Ao chegar ao fim da queda, Alice encontra uma mesinha com uma minúscula chave de ouro, que abre uma porta tão pequena pela qual a garota não é capaz de passar. Então ela encontrou uma garrafinha escrito "Beba-me", e após investigar se não era veneno, bebeu da garrafa, e acabou encolhendo demais e não conseguia mais alcançar a chave. Então comeu um bolinho e começo a crescer tanto a ponto de não caber mais na sala. Eu não vou contar para vocês como que ela conseguiu diminuir senão eu estaria dando um spoiler. 
O fato é que acontece muita coisa nesses seis primeiros capítulos, de forma que a história é muito densa. Alice participa de um comitê, reencontra o coelho branco e muda de tamanho diversas outras vezes. 
Até que finalmente ela conhece a lagarta filósofa, que fumava um narguilé. 
"Quem é você?" Perguntou a Lagarta
Não era um começo de conversa muito animador. Alice respondeu, meio encabulada: "Eu... eu mal sei, Sir, neste exato momento... pelo menos eu sei quem eu era quando me levantei esta manhã, mas acho que já passei por várias mudanças desde então. 
Nesta passagem não pude deixar de lembrar do filósofo Heráclito, que afirma que ao entrarmos num rio não somos mais os mesmos nem o rio será mais o mesmo rio. Esta passagem mostra as mudanças que sofremos ao longo da vida, e até mesmo ao fim do mesmo dia não somos mais os mesmos que éramos ao acordar.  
Percebi que Alice é uma garota curiosa e questionadora. Ela gosta de mostrar tudo o que sabe, embora saiba muito pouco. O autor não a descreve fisicamente, tampouco explicita sua idade. Mas eu suponho que seja uma criança em fase de alfabetização, pois fala muito nas lições da escola e nas coisas que aprende por lá. Talvez ela seja inteligente demais para a sua idade, mas o fato é que suas perguntas me deixaram desconsertada, o que significa que já não tenho mais a mesma alma que tinha enquanto criança. E sim, eu me identifiquei demais com a Alice, suas perguntas malucas, curiosidade absurda e vontade de mostrar o que sabe. 

Vamos continuar a leitura, pessoal! Em breve eu posto a parte dois e encerramos Aventuras de Alice no País das Maravilhas e já começamos Através do Espelho e o que Alice encontrou por lá. 
Lembrando que já estamos no segundo capítulo do segundo livro, hein! 

6 comentários:

  1. Que legal, Lívia!
    Eu queria muito participar, mas por causa dos estágios eu não pude.
    Mas vou te acompanhar mesmo assim, aqui no blog e nas tuas redes sociais.

    Beijinhos, Hel - Leituras & Gatices

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Hel, sinta-se a vontade!! Que pena que não deu para participar... Faculdade suga a gente mesmo, né?
      Beijos!!

      Excluir
  2. Adorei os detalhes, quero muito ler, mas acabei de comprar um outro da Editora Zahar que também é incrível e de um dos meus autores favoritos - O Jules Verne-
    Gostei muito do diário de leitura.
    Abraços!
    http://umlivroabertoig.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leia sim! Existem várias outras edições. Também adoro o Jules Verne apesar de só ter lido um dele. A Zahar tem livros lindíssimos deste autor. Fico feliz que tenha gostado!!
      Abraços!

      Excluir
  3. Cheguei super atrasada pra ler e comentar esse post, mas aqui estou! kkkkk
    Eu observei bastante isso enquanto lia, a Alice é muito engraçada. Quando se sente desafiada de alguma forma, ela quer mostrar que sabe o suficiente, ou que já é bem grandinha, e isso me faz lembrar da minha própria infância.
    Espero que os problemas do seu computador se resolvam logo, já to sentindo falta de ler posts por aqui.
    Ah, e já ia esquecendo. Amei essa foto que você tirou com o livro aberto, ficou perfeita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também lembrei da minha infância lendo Alice!!Obrigada pelos elogios! E finalmente resolvi os problemas com o computador!!
      Beijos!

      Excluir

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por