23.8.16

Como o blog mudou minha relação com a leitura



Olá, pessoal, tudo bem?Dando continuidade aos posts especiais de aniversário do blog, eu resolvi trazer um texto um pouco mais pessoal.Eu acho legal a ideia de trazer uma reflexão sobre o ano que passou, e esse é o objetivo deste texto.
Quando resolvi retomar o Check-in Virtual eu não queria só conversar sobre literatura. Eu também precisava de uma válvula de escape, de um hobby, de alguma coisa que de certa forma fosse s
ó minha. Como sempre gostei de escrever, resolvi unir minhas duas paixões. Foi logo após a leitura de O Sol é Para Todos que resolvi amadurecer a ideia que aos poucos germinava em minha cabeça. Me apresentei milhares de empecilhos, como o tempo, os estudos e a timidez. Porém, num domingo impulsivo, resolvi que simplesmente faria o meu blog e que me desdobraria para que ele desse certo. Foi difícil conciliar as rotinas de estudo, postagem e leitura, mas consegui me adaptar.

Um pouco antes disso tudo eu me dei conta que fazia muito tempo que não lia, que não comprava mais livros. Escola, cursinho e faculdade foram desculpas que me tomaram vários anos. E ao longo desses anos todos meu contato com meu lazer favorito foi ínfimo se comparado a anos anteriores, quando eu devorava um livro em uma tarde. Até que essas desculpas me pareceram pequenas demais para me afastarem dos livros. Então, durante as férias de julho eu li um livro atrás do outro, como nos velhos tempos. E senti um prazer enorme crescer dentro de mim. Foi aí que plantei a semente do Check-in Virtual de hoje. Durante aquele mesmo mês, essa semente foi brotando, como se eu a regasse a cada leitura, até que irrompeu-se da terra da minha imaginação e concretizou-se. Neste dia senti uma euforia tão grande que não consegui dormir. Passei semanas sem conseguir pensar em mais nada que não fosse o blog. Passei a buscar meios de divulgação para que meus textos chegassem aos leitores e conheci os grupos do Facebook.

E então ele floresceu com as parcerias que vieram. Para mim, foi um reconhecimento tremendo sobre o meu trabalho. A primeira delas foi com a Thais Benicio, autora de Ensina-me a Viver. E eu dei toda essa volta para chegar ao ponto em que minha relação com a leitura mudou.
Se durante a adolescência eu escolhia aleatoriamente um livro na estante, no início da vida adulta passei a sorteá-los (saiba mais sobre a TBRJar). Com o blog isso ainda era pouco, pois tive a necessidade de priorizar as leituras disponibilizadas pelos parceiros.

Além de hobby, ler passou a ser também uma obrigação. Mas quem disse que obrigação precisa ser ruim? É claro que esse compromisso muitas vezes me afeta negativamente, pois se minha vontade me pede um título, minha consciência me entrega outro.

As expectativas também atrapalham bastante. As vezes inicio um livro de parceiro esperando uma obra-prima e ele não é tudo isso. Mas isso não é culpa da obra, e sim minha. O contrário também acontece. Já aceitei parcerias sem aquele entusiasmo das primeiras e me surpreendi positivamente.
Aliás, as parcerias com escritores estão entre as melhores experiências da minha vida. Foi através delas (e do blog) que pude conhecer obras das quais eu nunca teria ouvido falar caso não participasse desse meio. Pude conhecer autores talentosíssimos e passei a acreditar na Literatura Nacional. Antigamente eu tinha um certo preconceito e só valorizava a nata da nossa literatura. Quebrar paradigmas é uma experiência tão libertadora!!

Outra coisa que precisei mudar por causa do blog foram os hábitos de leitura. Antes eu sequer marcava trechos. Quando algum me tocava mais profundamente, anotava em qualquer lugar. Hoje eu uso post-its, pois preciso me orientar nas resenhas e separar frases para mostrá-las a vocês. Por falar em resenhas, elas me ajudaram imensamente na interpretação textual. Agora eu não leio apenas para conhecer o desfecho, mas tiro conclusões, faço interpretações mais profundas e me atento em detalhes que antes me passariam despercebidos.

Em suma, tudo o que posso dizer é que o blog estreitou ainda mais minha relação com a leitura e a aprimorou imensamente. Santo domingo impulsivo foi aquele! Eu não imaginava que aquela simples "válvula de escape" tomaria tamanha proporção em minha vida. Mas isso é assunto para um outro post...
Vou avisar aqui mais uma vez: O sorteio só vai até amanhã!!! Participem, gente, e prestigiem a Literatura Nacional Contemporânea!

E me contem se gostaram desse tipo de post.

Beijos, sejam todos muito bem vindos a bordo!

20 comentários:

  1. Muito legal esse post! Eu tenho o blog já faz um tempo e nao levo ele mais sério do que um hobby, mas de fato muda a forma como lemos um livro. A questão dos trechos é um exemplo clássico.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também não tenho pretenção de viver dele, mas muda demais!! Que bom que mais alguém me entende! Beijos!

      Excluir
  2. Ahh, que post mais lindo! Realmente, parece que ter blog muda a forma como a gente lê. A gente se arrisca a querer descobrir coisas novas, a gente passa a estar mais atenta a referências e recomendações... E é bem como você disse: ficamos mais atentas na leitura, tentando fazer uma interpretação mais profunda. É como se estudássemos cada livro.
    Também passei por um período em que li muito pouco (devem ter sido só uns dez livros em um ano). Eu estava triste e passando por uma fase difícil, e nem tinha muita vontade de ler livros... Ainda bem que depois consegui me recuperar, e não deixei o amor pela leitura morrer!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada!! Ainda bem que conseguiu se recuperar e criar o seu blog lindo! Estudar, essa é a palavra!

      Excluir
  3. Lívia, eu amei esse post e me identifiquei com cada palavra sua! O blog também me mudou no modo como eu encaro a leitura, mas também no modo como eu vejo todo o mercado editorial, me abriu a mente para tudo que envolve a literatura. Tem seus lados negativos ter um blog, a leitura passa a ser uma obrigação, mas nem por isso deixa de ser divertido - na maioria das vezes.
    A parceria com os autores nacionais contemporâneos também me surpreendeu positivamente, em especial a última experiência que eu tive com o livro Pretérito Imperfeito que foi um dos livros mais lindos que li esse ano.
    Enfim, ter um blog é tudo de bom!
    Beijos da Hel e lambeijos do Lionel (até rimou <3)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que a parceria com os escritores é a melhor parte do blog! E a visão sobre o mercado editorial muda bastante mesmo. E concordo com você, ter um blog é tudo de bom!!
      Beijos!

      Excluir
  4. Oi, Lívia! Tudo bem?
    A experiência de ter um blog é uma coisa única.
    Concordo de mais com você. Nós mudamos muito como vemos um livro ou uma história, nos preocupamos mais ainda em prestar atenção no que acontece e especular mais sobre o que leu quando termina.
    Ter um blog mudou minha vida!

    Beijos!

    -Ricardo, Blog Lapso de Leitura

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog também mudou a minha vida, e eu adoro poder encontrar sentidos diferentes para os livros!!
      Beijos!

      Excluir
  5. Olá Lívia :)
    Não tem como não se identificar com cada aspecto que você abordou! Eu fui top comentarista do blog do qual faço parte hoje por um bom tempo, e como você, numa tarde impulsiva, resolvi entrar em contato com a Carol (criadora do blog) e pedi pra fazer parte do blog! Ela me explicou tudo, e aos poucos adentrei nesse mundo. E não me arrependo em nenhum momento! Ter contato direto com os autores parceiros é um dos maiores privilégios! E quebrar o preconceito que tinha em relação a Literatura Nacional contemporânea. Ótimo post... beijos!

    www.blogleituravirtual.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Gustavo!! Que legal você ser top comentarista e ter começado a blogar a partir daí! Parabéns pela conquista!! Também adoro esse contato com autores e quebras de paradigmas!
      Beijos, seja bem vindo a bordo!!

      Excluir
  6. Parabéns pelo sucesso do seu blog Livia, que continue crescendo mais e mais \o//

    E assim como você, eu também entendo o prazer enorme que é ser um blogueiro literário, como também as enormes responsabilidades que o cargo carrega.

    Abraços,

    Blog Decidindo-se \o/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Putz, muitas responsabilidades mesmo!! Mas o prazer é realmente imensurável. Que bom ver você por aqui novamente!!
      Abraços!

      Excluir
  7. Oi Lívia!

    O blog tb mudou minha relação com a leitura e principalmente com o meu consumismo rsrsrsrs fiquei mais apegada aos livros. Na verdade, o blog me mudou de muitas formas. Acho que tudo tem o lado positivo e negativo, mas enquanto o positivo for melhor vale a pena!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente!! Depois do blog também passei a me importar mais com edições, mas apego aos livros sempre tive Hahahah. Agora o consumismo acho que é unânime, até porque de certa forma ele ajuda a produzir conteúdo. Mas enquanto a parte positiva for maior, vai valer a pena mesmo!!! Obrigada pela visita! Seja bem vinda a bordo!

      Excluir
  8. Adorei e super me identifiquei! Quando voltei com meu blog, a minha vontade de ler cresceu muito! Comprei muitos livros, conheci autores e me aventurei muito na literatura nacional também (que estava perdida na minha estante). Gosto muito daqui e fiquei feliz em saber sobre sua história.
    Nuvem de Novembro

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isabella, fico muito feliz que goste do meu cantinho <3 é uma delicia se reaventurar na leitura, não é mesmo?
      Beijos, obrigada pelo carinho!!

      Excluir
  9. Amei! Tenho o blog a 3 anos, comecei com 11 anos e evolui bastante. <3
    Seu Blog é lindo Lívia, beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, que novinha que você começou!! Muito sucesso para você e que seu blog cresça e amadureça junto com você por muito e muito tempo ainda! Obrigada pelo elogio!! Beijos!

      Excluir
  10. Oi Lívia!
    Muito bacana esse tipo de postagem.Super me identifiquei.São muitas dificuldades que nós blogueiros passamos,tempo talvez a principal delas,mas são tantas coisas positivas e que motivam a gente que nos fazem seguir em frente.Conhecer novas histórias,novas obras,enfim isso é muito bacana e nos impulsiona sempre a ir em frente.
    Parabéns!!
    Beijos!

    http://livreirocultural.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade!! Ao fazer o balanço as coisas positivas superam. É exatamente isso que me motiva também! Fico feliz que tenha gostado desse tipo de postagem.
      Beijos, seja bem vindo a bordo!

      Excluir

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por