28.7.16

O que aprendi organizando minha estante por nacionalidade

A minha estante organizada por nacionalidade

Felizmente minha biblioteca vem crescendo bastante. POrém, como tudo o que é bom dura pouco, a estante ficou pequena para tantos livros. Por isso, precisei desocupar um armário, mas não queria apenas jogar lá os livros novos.
Eu já pesquisei bastante sobre novas formas de organização, mas confesso que nenhuma me pareceu ideal. Eu fico realmente aflita com a possibilidade de deixar autores e séries separados, por isso não posso optar por aqueles métodos lindos de altura ou cor. 
Antes da nova organização eu havia separado os livros por categorias. Contudo, minha estante tem poucas prateleiras, e algumas estavam tão lotadas que não cabia nem um gibi entre os livros. 


Estante 2.0
Até que achei a solução ideal para o momento: nacionalidade do escritor
Foi inclusive mais fácil do que eu imaginava, rapidinho terminei a organização.
Mas após concluir o processo, percebi que havia aprendido algumas coisas novas. E vou listá-las para vocês.
  • Com certeza a maioria dos autores presentes na minha estante são americanos. Ocupei uma prateleira e meia com livros "made in USA".
  • Os autores brasileiros presentes na minha estante são em sua maioria autores "clássicos", ou seja, que já morreram e são consagrados pela Grande Literatura. Há pouco espaço para os autores nacionais iniciantes.
  • Tenho praticamente a mesma quantidade de livros britânicos que de livros brasileiros. Cada uma das nacionalidades ocupa cerca de uma prateleira inteira da estante.
  • Tenho mais nacionalidades do que achei que teria, porém infinitamente menos do que gostaria.
  • Não tem nenhum autor africano na minha estante.
  • Meus livros são de predominância ocidental, e tenho pouquíssimos livros orientais.
  • Os autores indianos na verdade eram britânicos durante o período colonial da India.
  • O único autor afegão provavelmente só alcançou tamanho sucesso devido à sua cidadania norte-americana. Duvido muito que suas histórias. maravilhosas teriam alcançado o mundo caso ele ainda vivesse em Cabul.
  • Descobri a nacionalidade de vários escritores, os quais nem havia parado para pensar a respeito.
  • Tenho poucos livros contemporâneos britânicos, russos e franceses.
  • De livros latinos tenho apenas os brasileiros e um argentino.
  • Os livros portugueses só foram comprados por causa do vestibular ou da escola. O único que foge da regra eu ganhei de uma prima, que comprou pelos mesmos motivos.  
  • A maior parte dos livros de fantasia são britânicos. 
  • Eu leio pouquíssimas histórias em quadrinhos e quero mudar essa realidade.
  • Descobri como é a bandeira de alguns países.
Os livros americanos vão da prateleira de cima até a bandeirinha da França(ou a primeira bailarina)

Resumindo, a minha estante é reflexo da nossa sociedade ocidental americanizada. O que foge disso foi fruto da minha curiosidade por clássicos, best-sellers ou até mesmo influência da escola e vestibular. Infelizmente grandes autores de outras nacionalidades são deixados de lado pelo mercado editorial. 
De certa forma, pude compreender as reclamações dos autores nacionais iniciantes. Este cenário dificulta bastante o sonho de um brasileiro viver de Literatura. Claro que já li obras desses autores, mas confesso que antes do blog eu sequer ouvia falar neles. E também não tenho a honra de ter estes livros na estante por ter lido a maioria em e-books cedidos pelos próprios escritores. Mas isso é assunto para uma próxima postagem. 
As duas primeiras prateleiras mostram os livros britânicos e nacionais, respectivamente

Convido vocês, queridos passageiros, a analisarem a estante de vocês também e tirarem as próprias conclusões. Me contem também o que descobriram. 
Agora eu fiquei bem empolgada para "colonizar" minha biblioteca com autores de outras partes do mundo. Quero conhecer novos países e novas culturas, e a literatura é uma excelente forma de começar.

Quer povoar aumentar sua estante? Então clique neste link e ganhe 10% de desconto na Saraiva usando o cupom LIVROS10.  Só não vale para livros didáticos ou importados.

8 comentários:

  1. Olá, Lívia. Coincidência ou obra do destino, anteontem eu resolvi reorganizar a minha estante também (lembra que eu tinha organizado por cor e não estava satisfeita?!). Então, eu decidi que iria colocar os livros por nacionalidade, assim como você fez, só que... 75% dos meus livros eram de autores ingleses e norte-americanos, a maioria de ingleses, e percebi que não ia ficar legal, por exemplo, ter só um livro uruguaio ou um alemão ali perdido no meio. O que eu decidi fazer? Organizar por editora. Fiquei até que satisfeita com o resultado, pois as editoras costumar ter um padrão, assim, não ficou tão "escadinha". Como não tenho muitos livros, foi bem rápido separar por editoras, mas ainda não estou 100% satisfeita, sabe...

    Esse problema de termos poucos autores nacionais contemporâneos ou de outras nacionalidades que não inglesa, norte-americana, de certo modo é reflexo do que consumimos e também do que as editoras publicam. Acho que ambas as partes precisam começar a olhar mais para os outros tipos de literatura.

    Adorei o post e a tua estante ficou linda!

    Beijinhos, Hel - Leituras & Gatices

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Helena!! Nossa, que sincronia!! Eu já tentei por editoras, mas não tenho tantos livros de uma editora só, e acabou que não ficaram retos também... Por cor eu nem tento porque sei que vai ficar lindo, mas vou odiar. Mas o bom de estante é mudar o tempo todo, acho que ainda não achei a forma "perfeita". Eu pensei muito nisso de ser reflexo e no quanto eu contribuo para perpetuar essa cultura. Deu até uma vontade enorme de mudar. E fazendo cada um a nossa parte é um bom começo.
      Beijos, obrigada pela visita!

      Excluir
  2. Nossa, que post incrível! Gostei muito da reflexão. Pensando aqui agora, sem ir realmente analisar a minha coleção, eu tenho certeza de que acontece uma coisa parecida com os meus livros. E sei também que existem menos clássicos do que eu eu gostaria, e só uns cinco livros de escritores iniciantes/independentes. Entre os escritores latinos, tenho só brasileiros, dois livros do García Márquez (apesar de que adoro ele) e um da Isabel Allende. Tenho um livro de uma nigeriana, a Chimamanda. Também apenas dois livros de espanhóis, e só um de um escritor italiano. Nenhum livro de algum escritor asiático. Isso diz muito sobre quem chama a atenção das editoras, e consequentemente, dos leitores, né?
    Mas gostei da sua forma de organizar a estante. E achei muito bonitinhas as bandeiras que você desenhou! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou louca para ter algum livro do Garcia Marquez... É também queria conhecer a Chimamanda, ouvi falar muito bem dela e tenho curiosidade. Acho que não chego a ter nem isso de livros independentes, mas pretendo aumentar esse número. Eu achei bem prática essa forma de organização, porque é fácil de acrescentar novos livros, e caso chegue uma nova nacionalidade é só colocá-la no final da estante. Obrigada pelo elogio às bandeiras Hahahah, foi um momento de ócio produtivo da madrugada. Até que não ficaram ruins, considerando minha habilidade em desenho...

      Excluir
  3. Parabéns pelo post, juro que fiquei super na vontade de fazer o mesmo com a minha estante. Faz a gente pensar e se questionar o porque consumimos mais um determinada cultura do que outra. Eu também sem organizar nada, apenas lendo o seu post percebi que mais da metade dos meus livros são americanos... Isso porque tenho tentado ler mais autores nacionais este ano hein... Bjs e obrigada pela reflexão ;)

    www.leiturasecomidinhas.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, faça isso sim, porque vale a pena. Infelizmente somos bombardeados por algumas culturas e isso reflete até no que vemos por aí, então é muito mais fácil você comprar um livro americano que sabe que irá gostar que experimentar algo novo que nunca ouviu ninguém falar. O bom é que pode se surpreender experimentando.
      Beijos, seja bem vinda a bordo!!

      Excluir
  4. Eu não sei se eu conseguiria organizar dessa forma pois tenho um leve problema com alturas de livros, gosto sempre de deixar do maior para o menor, se não for assim não dá haha Assim como você tenho mais livros americanos do que nacionais, e só vim descobrir sobre escritores iniciantes brasileiros um tempinho atrás e quero muito encher uma estante com livros desse tipo. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Deve ficar linda sua estante toda por altura, mas o meu problema é outro hahahha.
      Também quero encher ao menos uma prateleira com livros iniciantes nacionais. Tem tantos maravilhosos por aí!
      Beijos, seja bem vinda a bordo!!

      Excluir

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por