27.6.16

Lendo Alice #3


Olá pessoal! Tudo bem com vocês? Hoje começamos o diário de leitura de Através do Espelho.
ATENÇÃO!! ESTE TEXTO CONTÉM SPOILERS!!

Diferentemente do primeiro livro, fica mais claro desde o início que a história se passa em um sonho. E acreditem, é ainda mais maluco e nonsense que o primeiro. Neste livro também é confirmada minha teoria de que Alice é uma criança.
Alice está deitada no sofá observando Dinah, sua gata, dar banho em um dos filhotes. Enquanto isso, ela conversava com Kitty, a outra filhote, falando sobre xadrez e como seria o mundo "do outro lado do espelho". Como no outro livro, a garota acaba adormecendo e vai parar no País do Espelho.
Lá, as coisas costumam ser ao contrário. Logo de casa, Alice conhece a Rainha Vermelha e descobre estar em um gigantesco tabuleiro de xadrez. Neste momento, a garota expressa seu descontentamento em ser um peão e deseja se tornar uma rainha, a peça mais poderosa do jogo. Mas para isso, deveria atingir a oitava casa, e é guiada por este desejo que a pequena Alice inicia sua epopéia.
Durante sua jornada, Alice é confundida com uma flor e chamada de feia pelas flores do jardim (sim, as flores conversam no País do Espelho). A garota também conhece toda a sorte de insetos estranhos e passa por um bosque onde as coisas não têm nome. Também conhecemos os curiosos gêmeos Tweedledee e Tweedledum, e esta foi uma das partes mais divertidas do livro. 
No penúltimo capítulo desta parte conhecemos a descabelada Rainha Branca, e peça nobre e peão travam um curioso diálogo sobre hoje não ser ontem nem amanhã, pois hoje nunca será o outro dia.  
"Você consegue parar de chorar fazendo considerações?" Perguntou [Alice]
"É  assim que se faz", disse a Rainha com muita decisão; "ninguém consegue fazer duas coisas ao mesmo tempo, não é?"
É logo após o diálogo acima que finalmente descobrimos a idade de Alice, que é de 7 anos e meio. Isso explica sua personalidade curiosa e ávida por mostrar tudo o que sabe. Esta passagem, ao meu ver, é uma das mais sensíveis dos dois livros, e ela tem uma profundidade que eu não consigo expressar em palavras. Alice diz que não se pode acreditar em coisas impossíveis. E a Rainha nos ensina que é preciso prática. Quando criança ela conseguia acreditar em 6 coisas impossíveis antes do café da manhã. Creio que esta seja uma mensagem para nunca desistirmos dos nossos sonhos, por mais surreais que eles pareçam.
Eu marquei bastante este livro!

De repente, a Rainha Branca vira uma ovelha vendedora em uma loja. E ela não podia entregar o ovo que Alice comprou, a própria menina precisava pegá-lo. Ao se aproximar do ovo, ele cria uma forma mais humana, transformando-se em Humpty Dumpty, um homem-ovo que estava sentado sobre um muro muito estreito e alto. Ele é todo enigmático, e é este personagem quem nos apresenta à expressão "desaniversário", finalmente!
E aqui terminamos o capítulo 6. No próximo post falaremos sobre o final do segundo livro. E depois, num quinto post, tenho uma surpresa para vocês! Também neste último post, o encerramento, apresentarei as melhores fotos de Alice. Sejam criativos!! Pode ser qualquer foto que envolva o maravilhoso universo criado por Lewis Carroll. Usem as #LendoAlice e #checkinvirtual. 

Acompanhe o Check-in Virtual nas redes sociais!
Facebook 
Instagram (@checkinvirtual) 
Twitter (@checkinvirtual) 

4 comentários:

  1. Adorei a matéria, estou querendo muito ler Alice, mas tenho outros na lista de leitura, principalmente alguns da Zahar e alguns da Editora Intrínseca. Vou continuar acompanhando o seu diário de leitura.
    Abraços!
    http://umlivroabertoig.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leiaa sim!! Adorei Alice. E pode continuar acompanhando sim, em breve sai a ultima parte do diário. As duas editoras têm títulos dignos de uma pilha gigante de leitura! Boa sorte!
      Abraços!

      Excluir
  2. Não li o post por conta dos spoilers... haha
    mas eu quero pra ontem esse livro lindo!
    Estou retribuindo a visita de uns meses atras... demorei porque estava com o tempo muuuuito corrido haha
    espero que você tenha conseguido o engajamento que vc estava buscando pro blog... se precisar de alguma coisa só falar ;)

    Beijão!

    www.quesejaleve.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Jessica! Fico feliz que tenha retribuído a visita!! Este livro é um escândalo de lindo, não é mesmo?
      Beijos!

      Excluir

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por