5.2.16

Resenha: Apaixonada por um Idiota!

Título: Apaixonada por um IDIOTA!
Autor: Divino Batista 
Editora: Clube de Autores
Ano:2015
Edição: 1ª
ASIN: B015QBP56Q
Formato: e-book Kindle
Número de páginas: 144
* PDF enviado pelo autor 
Essa capa é muito linda, estou in love por ela


Imagine só aparecer na sua cidade um garoto extremamente parecido com seu ator favorito. Para a situação ficar ainda mais perfeita, imagine-o se matriculando  na sua escola e sentando-se ao seu lado. Foi exatamente o que aconteceu com Ana Clara, a protagonista e narradora-personagem deste livro, que transita entre o YA e o Chick-lit. 
É óbvio que Ana Clara apaixona-se instantaneamente por Chrismoney, ou melhor, Chris. Porém, sua prima, irmã e melhor amiga Nanda também fica caidinha pelo garoto e, como sempre, Ana Clara interpreta o papel de cupido em sua própria história. Para confundir ainda mais a cabeça da menina, aparece um outro garoto chamado Christian, muito parecido com o  primeiro Chris.
Como vocês podem perceber, o enredo é bem voltado para adolescentes e pré-adolescentes. Até mesmo por isso a história apresenta todos os clichês de livros voltados à essa faixa etária: a menina apaixonada por um garoto lindo e maravilhoso acaba ajudando a melhor amiga a conquistá-lo. Ana Clara é exatamente a mocinha dos livros voltados para meninas entre 10 e 14 anos: inteligente, dedicada, tímida e extremamente leal, deixando-se de lado em prol da felicidade da prima com quem divide o quarto. 
Foi com muito entusiasmo que aceitei ler e resenhar este livro, pois seria uma forma de relembrar minha pré-adolescência, me identificar com algum personagem e dar muitas risadas por causa disso. Mas a experiência não foi tão boa assim. Eu já até esperava um enredo clichê, e até mesmo achei interessante as inúmeras referências à Saga Crepúsculo, a preferida de Ana Clara. Porém houve  trechos da narrativa que não tinham verossimilhança alguma (não vou citar pois seriam  spoilers). Em alguns trechos do livro fiquei em dúvida sobre o dia ou o espaço em que acontecia determinada cena. Tudo bem, isso pode ter sido falha minha, pois sou muito distraída. Outro aspecto que aponto como negativo aqui foi a falta de explicação sobre quem é Ana Clara, com quem vive, quem faz parte de sua família. Sabemos desde início que ela divide o quarto com a Nanda e que seu pai morreu há exatamente um ano antes do início da história. Porém, por que Nanda vive ali? Isso só fica claro no capítulo extra que o autor fez na visão de Nanda (é muito esclarecedor, por sinal. Vale a pena ser lido). Por ser uma família um pouquinho diferente da "Família Tradicional Brasileira" com pai, mãe e filhos, acho que o leitor merecia uma explicação, ainda que pouco detalhada. Além disso, o excesso de palavras em caixa alta para dar ênfase eu achei desnecessário. 
O aspecto que realmente mais me incomodou no livro foi a danada da Gramática. O autor me garantiu que o livro já fora revisado, mas a quantidade de erros ortográficos era gritante. Olha, gente, me desculpe, mas eu realmente me incomodo com gramática. Eu sei que não sou nenhuma autoridade no assunto e que possivelmente terão erros no meu post (admito, eu não sei usar o verbo haver no sentido de existir, tropeço toda hora), mas os desvios que encontrei no livro chegaram a ser absurdos. Eu sei que para autores independentes deve ser difícil pagar um bom revisor e que nem todo mundo tem facilidade em aprender português. Também estou ciente que até mesmo grandes editoras deixam escapar uns absurdos (essa semana encontrei um "mim" belo e formoso conjugando um verbo num livro da Sextante). Mas acho que qualquer pessoa que tenha interesse em escrever ou que escreva para um público potencialmente grande deveria investir numa boa gramática ou até mesmo usar o Google como ferramenta de aprendizagem. 
Eu achei a edição muito bonita e caprichada, graficamente falando. Amei a capa, as ilustrações de passarinhos nos inícios de capítulos e achei que, apesar de ser homem, o autor fez Ana Clara falar como uma adolescente de 16 anos, com aquela capacidade de fazer drama por tudo que só os adolescentes têm. 
A minha experiência com Apaixonada por um Idiota" não foi exatamente boa, mas isso não invalida a sua experiência com a obra. O livro é realmente voltado ao publico infanto juvenil como uma literatura de lazer. Tem umas cenas divertidas e a leitura é bem fluida (li a maior parte do livro na sala de espera do médico e ele nem demorou tanto assim). Confesso que se não fosse esse incômodo que tenho com a ortografia eu teria me divertido muito mais. Então, recomendo a leitura com ressalvas. Espero que o autor corrija este problema. 
Minha nota: 

Se você se interessou por este livro, ele está à venda na Amazon e o preço está muito bom. Dia 13/04 será lançado o volume dois (sim, o livro pertence a uma trilogia), mas a pré-venda já está disponível. Vou deixar os links aqui embaixo para quem quiser adquirir ou conhecer melhor. Também vou deixar o link para a página do livro no Facebook e do site do Divino Batista. 
Clube dos Autores, onde você pode encontrar a versão física e o PDF a venda. 


6 comentários:

  1. Nossa! Acho que faz quase 3 anos que não leio nenhuma história assim de adolescente. Eu lia muitas quando era mais nova, adorava, e cheguei até a escrever uma. Até que fui amadurecendo, e acabei enjoando. Acho que eu não voltaria a ler.
    Gostei da sua honestidade, de criticar um aspecto que você não gostou, mas ainda mostrar que o livro pode agradar algumas pessoas, e ainda elogiar a diagramação, capa e ilustrações. Parabéns pela resenha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fazia bastante tempo que eu não lia. Hoje já não é mais meu estilo, mas cogito ler sim se gostar da proposta... Obrigada pelos elogios. Eu não gosto de falar os aspectos negativos sem ressaltar pelo menos um positivo, acho que seria desvalorizar o trabalho do autor e sei que ele teve muito trabalho com o livro, não acho justo menosprezar um trabalho artístico. Hahahaha escreveu? Gostaria de ler!! Eu escrevi uma fanfic uma vez, todo livro que comecei eu não terminei...

      Excluir
  2. Oi Lívia !!! Gostei bastante de conhecer seu blog. Estou apaixonada por esse banner em movimento. A organização e conteúdo fantásticos, principalmente a sua sinceridade em fazer a resenha. Valorizo bastante quando se é colocado exatamente o que se sente, assim poderemos confiar nos elogios. Ainda não conhecia esse livro. Salvei em favoritos para estar visitando e me inscrevi. Desejo muito sucesso, espero continuarmos em contato !!! bjoo

    Blog Aventura Literária
    http://blogaventuraliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Lorena!! Nossa, quantos elogios! Fico muito feliz que tenha gostado! Eu acho que o blog perde um pouco de credibilidade se todos os livros que resenha são incríveis, pois a realidade não condiz, então, prefiro ser sincera. Vou passar no seu para conhecer também. Venha sempre, viu? Também quero continuar mantendo contato!
      Seja muito bem vinda a bordo :)
      Beijos!!

      Excluir
  3. Olá!
    É bem difícil eu ler livros assim. O livro se passa em uma ótima época da vida... bom, nem tanto, hahah.
    Pena que não curtiu tanto assim o livro, mas realmente é ruim ler livros com errinhos.

    Adorei a resenha e o blog, já estou seguindo.

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior que é tão assim, né? Não sabemos definir se é a melhor ou a pior fase da vida, parece que tudo acontece junto HAHAHAHHAAJ é bem ruim mesmo ler com errinhos, um ou outro a gente releva. Mas tantos assim realmente é bem chato :/ obrigada pela visita! Seja bem vinda a bordo e volte sempre!

      Excluir

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por