27.12.15

TAG: Doze meses na estante

Não tem a Laila na TAG de hoje... Desejo a todos os leitores do Check-in Virtual um feliz Natal (atrasado, mas vale) e um próspero ano novo repleto de coisas boas e de livros!



Feliz Natal atrasado, queridos passageiros! Hoje eu vou responder uma TAG que tem tudo a ver com esse clima de “adeus ano velho, feliz ano novo”.
Trata-se de Doze meses na estante, que vi no blog Reality Of Books e resolvi fazer já que não preparei nenhum especial de Natal e Ano Novo. Gostaria de ressaltar que apesar da TAG dar liberdade de indicação para qualquer livro que eu tenha na estante, usarei como resposta apenas aqueles que eu já li, pois não deixa de ser uma indicação. Vou deixar o link dos livros que já tiverem resenha na resposta de cada item. Não vou taguear ninguém hoje. Sintam-se a vontade para responder no blog de vocês, mas me deixem o link nos comentários para que eu possa ver!
Desejo a todos um incrível 2016 repleto de muitas viagens pelo mundo dos livros! Espero contar com a companhia de cada um que esteve presente aqui no Check-in Virtual, que me apoiou durante esse ano e me ajudou a crescer. E se você chegou agora, espero contar com a sua companhia ano que vem também! Obrigada por tudo, pessoal!

 Janeiro - O mês que inicia um novo ano:
Um livro com uma citação que você goste





A beleza continua a existir, mesmo no infortúnio. Se a procurar, você descobrirá cada vez mais felicidade e recuperará o equilíbrio. Uma pessoa feliz tornará as outras felizes; uma pessoa com coragem e fé nunca morrerá na desgraça. 
Esta citação foi retirada de um dos meus livros favoritos, O Diário de Anne Frank, que é um diário real de uma menina judia que se escondeu dos nazistas em um anexo secreto de uma fábrica, em Amsterdam, na Holanda. Falei um pouco sobre a Anne Frank aqui.

Fevereiro - O mês do Carnaval:
O livro com a capa mais colorida da sua estante




Vai parecer marmelada, mas o livro com a capa mais "cheguei" da minha estante é O sol é para todos, da Harper Lee, que eu adorei. Para quem quiser saber mais sobre ele vou deixar aqui a resenha (primeiro post do blog). Falei sobre este livro também na Blogagem Coletiva de Dezembro.

 Março - Dia Internacional da Mulher:
Um livro que tenha uma mulher como capa e como autora




Escolhi Pollyanna Moça, de Eleanor H. Porter, livro que li  a pedido da escola e gostei tanto que reli várias vezes. É a menina que joga o Jogo do Contente e busca sempre ver o lado bom de tudo que cresceu, mas continua com o coração enorme e o otimismo da garotinha que me conquistou em Pollyanna.

 Abril - Em Abril, águas mil:
Encontre na sua estante o último livro que te fez chorar



Não sou muito de chorar lendo. A última vez em que isso aconteceu foi relendo A culpa é das estrelas, dois anos atrás. Eu gostei tanto deste livro que fui atras de outros dois do autor e me decepcionei. Também falei sobre ele aqui


 Maio - Mês das Mães:
Um livro com enredo sobre família



Quem me conhece sabe que eu não perco a chance de indicar Confie em mim, do Harlan Coben, porém nunca tive a oportunidade de indicá-lo no blog, só no projeto que fiz no Instagram, #bgscolorido (como assim você não me segue ainda? Corre lá @liviamsantana). Eu adoro suspense e literatura policial, e este foi o primeiro livro que li do Harlan Coben, um dos meus autores favoritos. Em uma narrativa cheia de mistérios ele fala sobre os limites que ultrapassamos pela nossa família e aborda questões como o suicídio, invasão de privacidade e bullying. Também tem muita ação, que já começa na primeira página. O legal é que o autor costuma aproveitar alguns personagens em outros livros, então se você já leu algo do divo Coben pode ser que reencontre alguns personagens queridos (ou não). 

 Junho - Mês dos Namorados:
Um livro com um romance de tirar o fôlego




Eu vou roubar nesta pergunta aqui, já que não sou muito chegada em romance, e não consegui achar nenhum livro assim na minha estante (devo ter, mas juro que não me lembrei só olhando para a capa). Então vou indicar Ensina-me a Viver, que eu tenho o e-book no celular. Trata-se de um hot romance e eu passei o livro todo shippando Nick e Ellen. A escrita da Thais Benicio é muito gostosa de ser lida e a história é incrivelmente bem amarrada (a Thais é muito caprichosa, olhem no meu Instagram os brindes que recebi dela). Lembrando aqui que a autora deste livro é duplamente parceira do Check-in Virtual: com o livro e com o blog dela, que também é muito bom. 


 Julho - Mês do Inverno:
Um livro com capa em tons frios



Também falei desta série no desafio #bgscolorido lá no Instagram(todo o desafio foi postado automaticamente na página do blog no Facebook, e vocês podem conferir por lá também). A Bússola de Ouro é o primeiro livro da trilogia Fronteiras do Universo, de Philip Pullman, que traz a temática de mundos paralelos. Se você nutre algum preconceito por este livro por causa da péssima adaptação cinematográfica, por favor, reveja seus conceitos. Esta capa da edição especial do filme (uma das poucas que acho mais bonita que a original) não só é azul, como tem um urso polar e uma geleira, ou seja, mais frio que isso é impossível. Esta foi a primeira saga que concluí a leitura e foi simplesmente viciante. Quero reler em breve. 

Agosto - Mês do desgosto:
Um livro que você jamais leria de novo




 Frankenstein, da Mary Shelley. Eu comecei a leitura com a expectativa lá em cima, esperando algo assustador, quando me deparo com uma narrativa chata e sentimental demais. O ponto interessante é que o monstro é bastante humanizado, para não dizer "bonzinho", o que nos leva a alguma reflexão. Mas não leria novamente porque achei romantizado demais para ser um clássico da literatura de terror. 

 Setembro - Mês da primavera:
Um livro cuja capa tenha flores ou pássaros



Escolhi Inocência, um clássico do Romantismo brasileiro escrito pelo Visconde de Taunay. É uma história interessante que já traz uma leve introdução para a escola literária Realismo. Um falso médico cuida de Inocência, filha de um fazendeiro em Mato Grosso. Os dois acabam se apaixonando e iniciando um romance proibido, já que a moça era noiva de outro homem. Além disso, seu Pereira, o pai de Inocência, recebe em sua casa um alemão, Meyer, que pesquisa a fauna brasileira. O livro tem umas passagens bem divertidas e tem caráter regionalista, o que nos faz praticamente ouvir o sotaque dos personagens durante a leitura. Indiquei este livro no post especial de 7 de Setembro

 Outubro - O único mês cujo nome inicia e termina com a mesma letra:
Encontre um livro cujo título inicie e termine com a mesma letra




Sonetos, de Camões. Também fiz resenha aqui no blog e, apesar de não ser a maior fã de poesia, gostei bastante. Camões é um clássico da nossa língua e acho que todos deveriam lê-lo algum dia. Este livro de sonetos, particularmente, cumpre bem este papel, já que você pode ler bem devagar e transformá-lo em livro de cabeceira. 

 Novembro - O verão está chegando:
Um livro que tenha amarelo ou laranja na sua edição (pode ser na capa ou lombada)



Escolhi Claros Sinais de Loucura, que é um livro bem divertido. Já falei sobre ele na resenha e no Top 5 de 2015. É um YA que foge um pouco dos clichês e tem uma narrativa bastante profunda. 

 Dezembro - mês do Natal:
Um livro que tenha verde ou vermelho na sua edição (pode ser na capa ou lombada)


A safada da Laila mordeu toda a capa do livro quando era bebê 


Apesar de me enganar na estante com sua lombada preta, Gabriela, Cravo e Canela tem a capa vermelha e muito bonita, por sinal. Eu não gostei tanto como esperava(do Jorge Amado eu prefiro Capitães da Areia), mas é uma boa história. Muita gente já deve conhecer a Gabriela porque viu a novela que passou na Globo, mas para quem não sabe do que estou falando, a protagonista é uma retirante que chega em Ilhéus e vai trabalhar para o sírio Nacib, com quem acaba se envolvendo romanticamente. Gabriela é uma das personagens femininas mais sensuais da literatura brasileira e ao meu ver ela mostra uma certa luta pela independência sexual da mulher. 






22 comentários:

  1. Oi Lívia, como vai?
    Adorei essa tag, ainda não conhecia e achei super divertida *-*
    Amei as indicações! Estou louca para ler O Sol é Para todos! Da sua listinha, os únicos que li foram A Culpa é das Estrelas e O Diário de Anne Frank. Aliás, esse último é um dos meus livros favoritos!

    Um abraço e um feliz 2016!
    winterbird.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jessica, tudo bem? Eu sou suspeita para falar de O sol é para todos porque eu amo demais! Anne Frank foi um livro que me surpreendeu, eu confesso! Ela é tão real!!! Que bom que gostou da TAG, fico feliz!
      Seja bem vinda a bordo, e um feliz 2016 repleto de coisas boas para você!!!

      Excluir
  2. Olá :)
    Amei a ideia e com certeza foram dicas muito boas!
    Beijão,

    http://livrosentretenimento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! Já dá uma meta para 2016 hahahaha
      Isso foi braço curto de quem não preparou nada, mas enfim, valeu a intenção!
      Beijos, obrigada pela visita! E feliz ano novo!

      Excluir
  3. Nossa, mas que TAG legal! Adorei!
    Dos livros que você indicou, eu posso dizer que conheço quase todos. Estou louca para ler O sol é para todos, e você sabe que sua resenha tem uma parcela de responsabilidade por isso. Já li "Não conte a ninguém", do Harlan Coben, e gostei muito, por isso tenho vontade de ler outros livros do cara. Li também Pollyana, e sou curiosa para ver a continuação. Preciso ler de novo O Diário de Anne Frank, porque só tinha uns 15 anos na época, e acho que não entendi muito bem. Você acredita que vi o filme A Bússola de Ouro e gostei? Quanto a Gabriela Cravo e Canela, eu li o livro justamente porque amei a novela, e não me arrependi pela leitura. Eu nunca tinha pensado nesse aspecto da liberdade sexual da mulher, mesmo me lembrando bem que a Gabriela não seguia nenhum dos padrões impostos às mulheres. Você fez uma bela observação, e agora já me sinto motivada a reler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Confesso que fico muito feliz quando disse que minha resenha tem participação na sua vontade de ler ~convencida~ Confie em mim, na minha opinião é o melhor livro do Coben, já li umas 3 vezes. Também preciso reler Gabriela, pois o li por obrigação e acabei não gostando tanto... Anne Frank vai ficar para o futuro, ele merece ser relido sempre e aos pouquinhos. Já A Bússola de Ouro me decepcionou, mas acho que separadamente o filme não é tão ruim. Só sei que até hoje espero a continuação...
      Obrigada pela visita! Feliz 2016, que ele seja repleto de livros!!!

      Excluir
  4. Amei essa tag, principalmente as indicações. Eu sempre fico perdida na hora que me organizar com os livros, querendo ler tudo de uma vez haha, agora não mais.

    Te indiquei numa Tag para blogueiras iniciante: http://andreiavalle.blogspot.com.br/2015/12/tag-liebster-award.html
    Espero que goste, beijos <33

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora você já tem uma ideia de como organizar as próximas leituras! HAHAHAHAHAH eu também tenho vontade de ler tudo de uma vez, principalmente os novos, aí acabo encalhando vários na estante. Mas esse ano de 2016 vou tentar ler pelo menos 1 livro encalhado por mês!
      Obrigada pela visita, seja bem vinda a bordo!

      Excluir
  5. Eu adoro essa tag, acho ela muito bacana!
    Dos livros que você citou eu já li: O Diário de Anne Frank e a Bússola de Ouro e ambos estão na minha lista de queridinhos da vida <3
    Estou seguindo e adorando o blog!
    Beijos.
    Tenho um blog no qual falo sobre filmes, series e cultura no geral. Se puder dar uma conferida ficarei muito grata: http://cineleva.blogspot.com.br/ :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esses dois também moram no meu coração! Vou passar lá no seu blog para conhecer! Obrigada pela visita, seja bem vinda a bordo!

      Excluir
  6. Ameiiii a resenha e amei mais ainda suas escolhaas <3
    Parabens pelo blog, muito sucesso e muitas conquistas pra você em 2016, feliz ano novooo!
    Beijoos
    http://menteeliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!! Obrigada, tudo isso em dobro para você!!
      Obrigada pela visita e seja bem vinda a bordo!

      Excluir
  7. Olá Querida!
    Adorei o post! há uns anos li a Bússola Dourada e ameeeiii!
    Tornei-me sua seguidora aqui e nas redes sociais!
    Eu tenho um blog acerca de livros, pensamentos e palavras, palavras verdadeiras.
    Dá-me a honra da sua visita?
    Fico à espera!
    De qualquer maneira muito obrigada!
    Continuação de Boas Festas!
    Um Grande Abraço diretamente de Portugal!
    Margarida Ferreira
    vivendocomaspalavras.blogspot.pt

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Margarida, muito obrigada pelo carinho! Em Portugal muda o nome, né? Com certeza vou sim conhecer suas redes sociais e o seu blog!
      Um beijos! Feliz 2016!

      Excluir
  8. Não conhecia a tag, gostei! Adoro ver as respostas, porque sempre tem alguns que já conheço e sou apresentada a novas histórias. <3
    Seguindo o blog.

    Feliz ano novo!!
    Beijos,
    http://postandotrechos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto de ver tags pelo mesmo motivo!
      Feliz ano novo! Seja bem vinda a bordo! Espero que goste do blog! Continue acompanhado!
      Beijos!

      Excluir
  9. Adorei esta tag! Eu já li A Bússola de Ouro, comecei a ler o segundo mas achei imensamente cansativo, até que eu parei de ler, devo ou não devo continuar a leitura, o que você me diz?

    Te indiquei em uma tag lá no blog, confere lá:

    http://www.decidindose.com/2015/12/tag-esse-ou-esse.html

    Abraços e feliz ano novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Jura que achou cansativo? O segundo é o meu preferido! Eu acho que deve continuar a leitura sim, vale muito a pena!
      Vou lá conferir a TAG, obrigada pela indicação!
      Feliz ano novo!!

      Excluir
  10. Amei a tag e suas escolhas, alguns eu já conhecia outros não.
    Beijo e feliz ano novo.

    www.tecontopoesia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, Camila! Tem uns famosinhos nessa TAG e outros nem tanto...
      Feliz ano novo!

      Excluir
  11. Oi linda! Tô aqui passando no seu cantinho! :)
    Eu tb amooooooo O Diário de Anne Frank e A Culpa é das Estrelas!!! Quais foram os outros dois livros de Green que você leu e não gostou? Eu me apaixonei por Cidades de Papel e estava na expectativa para Quem é você, Alasca? mas me decepcionei. Tenho na estante O Teorema Katherine há um tempo, mas me sinto receosa para ler...rssss

    Beijão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Natália, tudo bem? Então, eu li P Teorema Katherine e achei fraquinho e Quem é você, Alasca, que não é que seja ruim, mas não simpatizei com a história, sabe? Ah, sei lá, só leia Katherine se não tiver mais nada para fazer mesmo. É divertido, mas não é muito bom... Cidades de Papel eu não li nem vi o filme, acho que não tenho muita vontade não, justamente por causa dos outros livros...obrigada pela visita! Seja bem vinda a bordo!!

      Excluir

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por