10.10.15

Lista: Livros que li quando criança

Boa tarde, pessoal! Tudo bem com vocês?
O post de hoje não é resenha, mas sim uma lista com alguns livros que li quando era criança. 
Eu sempre fui uma leitora precoce. Aprendi a ler quando era muito pequena
e minha mãe sempre leu para mim, sempre comprou aquelas coleções com vários contos de fadas e eu passava o dia inteiro lendo, se deixasse. Mas acho que foi por volta dos 6 ou 7 anos de idade que comecei a ler mesmo, desejando livros cada vez maiores. 
As historias que mais marcaram a minha infância eu infelizmente não me lembro do nome, mas envolviam fadas, robôs e ameixas mágicas. Se alguém souber, por favor, me diga! Lembro que terminava rapidinho as atividades em classe só para correr para a "biblioteca" da escola na terceira série (sim, sou da época da terceira série, e me recuso a chamar de quarto ano. Fiz terceira série e ponto.). Queria muito colocá-los nesta lista, mas como já disse, não consigo lembrar o nome... Haviam outros também que eu gostaria muito que estivessem na lista, mas em julho repassei-os para meus priminhos, e também não me recordo certinho o título e a editora para listá-los (sim, minha memória é muito ruim, snif snif).

OBS: Não se trata da TAG, o título é mera coincidência mesmo. 

1- Biografias Brasileiras: Monteiro Lobato - Nereide Schilaro Santa Rosa
                              

Callis editora, 40 páginas. 
Não há muito o que resumir, o próprio livro conta de forma bem didática, com letras graúdas e ilustrações a história do maior autor infanto-juvenil brasileiro. Fala um pouco sobre suas obras e sua vida. É perfeito para uma criança curiosa, pois a partir daí ela pode se interessar pelos livros de Lobato. Mas o inverso também é válido. Por causa deste livro que eu sempre assisti as aulas de literatura sobre Monteiro Lobato com um carinho enorme, visto que este foi o primeiro livro que li, por volta dos 6 anos de idade. 

2- A Terra do Nunca e o Segredo das Fadas - Gail Carson Levine
                             

Editora Melhoramentos, 199 páginas
Com certeza um dos mais belos livros da minha estante, senão o mais belo. Tem ilustrações
belíssimas de David Christiana. Trata-se da história de Prilla, uma fada sem talento. Talento é como as fadas chamam o que conhecemos por profissões. Existem fadas paneleiras, fadas veterinárias, leiteiras... Prilla, assim como todas as suas amigas fadinhas da Terra do Nunca, nasceram da primeira risada de um bebê. A narrativa tem momentos divertidos, dramáticos e até mesmo heartbreaking, como a Sininho em sua paixão por Peter Pan e o ciúmes que sente de Wendy. Além do icônico menino que não quer crescer, também tem a participação especial do Capitão Gancho, responsável por passagens de tirar o fôlego. A fofura maior é por conta de Mamãe Pomba, a guardiã do Ovo Mágico que impede que os habitantes da Terra do Nunca envelheçam. Eu já li este livro várias e várias vezes (está batendo aquela vontade de reler de novo...), e não me canso de ter ataques de fofuras e de babar pelos desenhos. Minha primeira leitura foi aos 10 anos e sempre me apaixono mais e mais. A história traz uma mensagem maravilhosa sobre fé (não importa em que), esperança e sobre manter viva a criança dentro de nós. Perfeito para o feriado. Ah, o livro foi publicado originalmente pela Disney Enterprises, então a Sininho, Peter Pan e companhia limitada são os mesmos da animação Peter Pan. 

3- Creuza em Crise- Silvana Tavano
                               

Editora Companhia das Letras,  94 páginas. Ilustrado por Graça Lima
Este é outro que não me canso de ler e de rir horrores a cada leitura. Creuza é uma bruxa atrapalhada. Ela não é dessas bruxas modernas e tecnológicas não. É das antigas, que anda de vassoura. Nas quatro histórias que o livro traz, Creuza sempre arruma alguma confusão tentando se inserir no mundo moderno. Tem que encarar avião, crise de identidade, fotografia, visita de cachorro do primo, praia... Sem contar que ela tem gatos <3 nbsp="">

4- O Pequeno Príncipe- Antoine de Saint-Exupery
                                        

Editora Agir, 96 páginas
Meu exemplar está emprestado, por isso não colocarei fotos próprias, mas deixo aqui o link da imagem. Bem, este dispensa apresentações. Traz mensagens para a vida toda e deve ser lido em qualquer idade. Acho  a releitura dele muito importante, inclusive. A cada leitura tirei uma lição diferente. É uma história bastante simples, com linguagem simples, mas consegue ficar guardada no coração para sempre. Simplesmente amo, e leio sempre que posso.

5- As melhores histórias de princesas - Lidia Chaib

Editora Publifolha. Link da imagem aqui
Este foi um dos livros que dei para minha priminha, então não tenho disponíveis informações sobre número de páginas, ilustração, entre outras. O livro pelo visto encontra-se indisponível em todas as lojas que procurei. Ele traz histórias da Branca de Neve, Gata Borralheira, Pequena Sereia e Rapunzel. Quando eu li, fiquei impressionada, é muito mais pesado que aquelas coleções que eu tinha, compradas na Feira do Livro que ia para a minha escola. Bom, hoje já não acho tão pesado assim, até porque li os Contos de Grimm, mas nos meus 7 anos de idade aquilo era bem assustador. Lembro que eu gostei bastante, mesmo sendo "pesado" (não vou detalhar porque não estou com o livro aqui, desculpa gente. Até arriscaria, mas não quero correr o risco de colocar coisas erradas e misturar com Contos de Grimm), as histórias eram mais detalhadas e eu gostei bastante disso. sem falar que o livro é grande mesmo, a altura e largura são bem diferentes dos padrões. Ficava até estranho na estante. Ele também é todo ilustrado, vários tons de rosa (eu amava aquele monte de rosa), mas os desenhos das princesas não são exatamente bonitos.  É bem legal para crianças que estão começando a ter hábitos de leitura. 

Bom, pessoal, espero que tenham gostado. Eu realmente queria colocar mais coisas aqui, mas realmente não lembro. E por favor, se você souber o nome da historia das ameixas e do robô, por favor, me fale nos comentários.
Beijos, feliz dia das crianças!!!

17 comentários:

  1. Gostei muito do quadro. Parabéns pela iniciativa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Eu pretendo postar mais listas no blog, mas preciso de sugestões... Obrigada pela visita, seja bem vindo a bordo!

      Excluir
  2. Oi Livia!
    Adorei sua postagem. alguns desses livro seu li, outros nem conhecia. É interessante ver a literatura infantil por outros olhos. Por incrível que pareça, eu só fui ler o Pequeno Príncipe já adulta!

    Sobre o evento Festival de Literatura no Facebook, é mais ou menos o que vc achou msm!
    O evento já está ativo, lá você já pode ver os autores confirmados e as biografias e obras de cada um. Também já tem as datas em que cada um estará on-line no evento, respondendo perguntas e apresentando obras e tal. Os sorteios rolam apenas no final de cada dia.
    Aproveite bastante! Eu estarei como autora no dia 06/11, de 12 às 14hs. Nos vemos lá!
    bjs!! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Nuccia, eu vou olhar lá! O importante é ter lido, acho que ninguém pode passar por essa vida sem ter lido O Pequeno Príncipe! Obrigada pelo comentário! Beijos, seja bem vinda a bordo!

      Excluir
  3. Adorei essa lista de leituras, uma mais fofa que a outra <3

    Beijokas da Quel ¬¬
    http://literaleitura2013.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. São fofos mesmo, principalmente A Terra do Nunca e o Segredo das Fadas s2 nem preciso falar que sou apaixonada por ele!
      Beijos, obrigada pelo comentário!

      Excluir
  4. Ninguém pode deixar de ler o pequeno príncipe, também li quando eu era pequena e fui ler de noovo quando me senti mais madura. O livro é demais

    beijos, Love is Colorful

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Barbara, e o legal é que a cada leitura você se sente mudada de novo, não é mesmo!?
      Obrigada por comentar! Beijos, seja bem vinda a bordo!

      Excluir
  5. Da lista só li o pequeno príncipe, e ele é o meu amorzinho. Livros de infancia marcam bastante, eu tenho uns tanto que jamais esquecerei.

    Mihh e o Mundo Literário

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O Pequeno Príncipe é um clássico, conheço pessoas que não gostam de ler e que leram apenas o pequeno príncipe na vida! Quais que você leu criança? Será que já li também? Beijos, obrigada pelo comentário! Seja bem vinda a bordo

      Excluir
  6. Fiz um vídeo sobre os livros que eu li(a) quando era criança! Desses que você citou aqui, o único que conheço é O Pequeno Príncipe, mas esse eu li já na adolescência.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nossa, vou procurá-lo para assistir então! Quem sabe não lemos algo em comum?
      Beijos, obrigada pelo comentário!

      Excluir
  7. Acho postagens assim tão fofas! Fiz uma parecida há um tempo. Sobre a memória, acho que você não é a única a esquecer as coisas :p
    Eu também gostaria de lembrar dos livros presentes na minha infância, tipo, os primeiros que li. Mas...
    Enfim, adorei seu post!
    Beijos *-*
    http://coisinhasaleatorias.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Mariana! Vou conferir sua postagem então!
      Obrigada por comentar! Beijos, seja bem vinda a bordo!

      Excluir
  8. O pequeno príncipe é clássico né Livia?
    E eu sempre gosto de reler... ô livro bom...

    Beijos
    www.quesejaleve.com

    ResponderExcluir
  9. Muito legal o post! Fiquei curiosa com essas ameixas mágicas aí e fui procurar no Google rsrs! Será que o livro que você falou é "As Ameixas Encantadas"?
    Beijão!
    Uma tal Xavier

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É esse mesmo!! Muito obrigada pela ajuda!! Eu lembro que eu gostava muito desse livro, terminava as atividades rapidinho na escola só para poder ler na biblioteca!
      Beijos,seja bem vinda a bordo!

      Excluir

Quero saber sua opinião! Ficarei muito feliz com o seu comentário!



Ilustração por Wokumy • Layout por